InícioComo se PrepararNotion: o app ideal para organizar seus estudos

Notion: o app ideal para organizar seus estudos

Redação do Estudar Fora - 07/04/2023
Comentários:

Imagina poder reunir e acompanhar todas as tarefas, planejamentos e compromissos de toda a sua vida em um mesmo lugar: é para isso que o app Notion foi desenvolvido! O serviço se tornou o queridinho de estudantes e profissionais de diversas áreas na hora de melhorar a produtividade no dia a dia.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Desenvolvido pela startup Notion Labs Inc., fundada em São Francisco, Califórnia, em 2016, o aplicativo funciona como uma área de trabalho prática que agrega todos os tipos de documentos, como notas, planilhas, calendários, listas, métodos etc. Além disso, o app permite vincular outros aplicativos externos, como o Todoist. Com a plataforma, dá para programar e acompanhar de tudo, tanto o dia a dia da vida pessoal quanto para a acadêmica e profissional.

Leia também: De Harvard à Oxford: confira os melhores cursos online gratuitos

Para acessar o app, é possível utilizar a versão para web, fazer o download da versão para desktop ou baixar no celular e tablet. O serviço possui versões para Android e iOS.

Quais as vantagens do Notion

No Notion, há um universos de templates, ou modelos de páginas, disponíveis para todas as necessidades. Isoladamente, nenhum desses templates é novo e você pode montar documentos parecidos em outros serviços, como os oferecidos pelo Google Drive. A sacada dos desenvolvedores do Notion foi juntar todos esses recursos em uma mesma área de trabalho de forma simples e extremamente organizada.

Para estudantes, o Notion oferece modelos de páginas que permitem calcular as notas e médias, fazer anotações utilizando o método Cornell, estruturar e acompanhar atividades extracurriculares e até planejar uma tese para um trabalho ou um curso de pós-graduação.

Leia também: 6 bibliotecas digitais gratuitas para você enriquecer seu projeto

Com uma interface repleta de recursos e design fácil de usar, para brasileiros, o único ponto negativo do Notion é ainda não oferecer uma versão em português. A seguir, vamos apresentar os primeiros passos e algumas dos melhores recursos para estudantes utilizarem o aplicativo e melhorarem a produtividade. Além disso, para empresas e grupos de estudantes, a plataforma oferece opções de cadastro rápido que permitem a utilização dos recursos em grupo.

Como se cadastrar e usar o Notion pela primeira vez 

Acesse o site do Notion (disponível aqui) e clique em sign up para se cadastrar. Ao clicar, aparecerá a tela a seguir no seu navegador. Caso você esteja se cadastrando para uso pessoal, escolha a opção for myself.

Você pode se cadastrar utilizando sua conta do Google ou criando uma conta específica para o Notion. Após o cadastro, aparecerá a tela a seguir com orientações de como usar o aplicativo. Caso você prefira, traduzimos a tela inicial para facilitar a leitura:

Versão traduzida:

Começando a usar o Notion

O menu principal da plataforma fica na lateral esquerda. Ao se cadastrar, o aplicativo oferece automaticamente alguns modelos de páginas que você pode utilizar para montar seus documentos. Ao clicar nos três pontinhos ao lado de cada subitem, é possível editá-los ou excluí-los. Para adicionar novas páginas, basta clicar em add a page  e customizar a página como achar melhor.

Templates / Modelos de páginas

Sem dúvida, uma das principais vantagens do Notion é a variedade de modelos de páginas disponíveis. Há diversas possibilidades de estruturas para todos os tipos de necessidades. Para estudantes, por exemplo, a plataforma oferece 15 subitens especificos:  Class notes (para acompanhamento das notas do semestre), Job Applications (candidaturas de trabalho), Grade Calculator (permite calcular sua média escolar); Club homepage (para quem pratica atividades extracurriculares), Reading List (lista de leitura); Thesis Planning (planejamento de tese), Cornell notes system (conheça o método Cornell), Personal CRM (para informações pessoais) , Roomate space (para quem divide moradia com outros estudantes); Simple Budget (agenda simples para acompanhar despesas do dia a dia); Syllabus (página destinada para trabalhos e atividades em grupo); Classroom home (para colocar informações sobre as disciplinas); Lesson plans (planejamento de atividades); Course schedule (cronograma de disciplinas) e Class Directory (para incluir informações sobre todas as pessoas da sala de aula, como números de celulares e e-mails).

Além da área especifica para estudantes, o Notion também oferece recursos específicos para profissionais de diversas áreas: Design, Engenharia, Recursos Humanos, Marketing, Gerente de produto e Vendas.

Confira 9 exemplos de páginas do Notion

Selecionamos a seguir, alguns dos principais modelos de páginas oferecidas pelo Notion.

1. Para fazer anotações. 

2. Lista de tarefas que permite aplicar o método kanban:

3. Fazer anotações utilizando o método Cornell

4. Lista de leituras:

5. Metas:

6. Textos com estrutura de blog:

7. Anotações variadas:

8. Monitoramento de comportamento/atividades:

9. Agendas de todos os tipos:

Recursos que achamos interessantes

A seguir, vamos te ensinar a montar alguns recursos do Notion que achamos mais interessantes e/ou úteis.

1. Organizar lista de tarefas em cardboard

Primeiro, crie uma página nova e dê o título da sua preferência. Em seguida, na primeira linha, digite “/” (barra) para abrir as opções de recursos. Quando você digitar, aparecerá a tela a seguir, nela, selecione a opção “table”, como na imagem:

Após criar a tabela, primeiro preencha na coluna à esquerda todas as suas tarefas ou itens que deseja organizar. Em seguida, na coluna à direita crie uma ou mais hashtags relacionadas a cada um dos itens, como na imagem a seguir:

Agora é hora de organizar as tarefas. Na linha em baixo do título, clique em “add a view” para escolher como visualizar os itens listados.

Ao clicar, abrirá os itens a seguir. Selecione a opção “board”:

Pronto! Agora você tem seus itens organizados e acordo com as hashtags criadas. Essa opção é ótima para anotar aos poucos as tarefas que devem ser feitas e depois organizá-las de acordo com a possiblidade da sua agenda.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados