//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoSaiba tudo sobre as mudanças no SAT em 2023

Saiba tudo sobre as mudanças no SAT em 2023

Marcela Marcos - 25/08/2023
Comentários:

O ano de 2023 é particularmente importante para quem deseja estudar em uma universidade no exterior, como nos EUA ou no Canadá. O motivo é que o SAT (Scholastic Assessment Test), um dos principais exames utilizados para ingressar nas instituições desses países terá mudanças. O teste de múltipla escolha é utilizado para verificar a aptidão de um estudante para ingressar no ensino superior – embora sua exigência seja alvo de críticas, como veremos mais adiante.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Na fase mais crítica da pandemia, porém, muitas instituições de ensino superior retiraram a obrigação de enviar a pontuação do exame durante o application. Entre as que continuaram exigindo o resultado, o SAT continuou sendo feito no papel, mas, neste ano, passará a ser totalmente online. A introdução do formato digital trouxe consigo outras mudanças. Vejamos quais são:

Panorama do novo formato do SAT

O SAT se dividia em dois, sendo que a primeira parte funcionava como um teste geral para avaliar habilidades verbais, escritas e matemáticas dos candidatos. Já a segunda etapa (Subjects) era específica de um assunto – mas deixou de existir em 2021. A duração total do SAT era de 3 horas. Na modalidade digital, os alunos podem fazer o exame em um laptop ou tablet pessoal fornecido pela escola, desde que tenham baixado o aplicativo do teste um dia antes de sua realização.

Leia também: Conheça o SAT EUA – A Versão Americana do ENEM

Prova mais objetiva

A adoção do SAT digital em 2023 se dará em etapas. Em março, os centros de teste internacionais começarão a administrá-lo. Em outubro, todos os locais já estarão aptos ao novo formato.  O exame será realizado em 2 horas (portanto, com uma hora a menos de duração). A ideia é que a seção de leitura tenha passagens mais curtas e que as seções de matemática também incluam enunciados mais objetivos. A pontuação será divulgada dias após o exame (antes, os candidatos precisavam aguardar por semanas). 

Uso de calculadora 

O novo formato do SAT passará a permitir, ainda, o uso da calculadora para toda a seção e matemática, que será incorporada ao aplicativo de teste digital. A mudança deve eliminar uma barreira para alunos e escolas com menos recursos. O SAT também planeja introduzir um conjunto de itens como cronômetro, folha de referência e ferramenta de sinalização para marcar as questões que estão pendentes de revisão.

Teste diferentes por candidato

Devido ao formato digital, o College Board (responsável pelo SAT) pode entregar um teste diferente para cada aluno para eliminar os problemas relacionados à segurança da aplicação. Cada seção começará com um módulo introdutório. O desempenho do candidato no primeiro conjunto de perguntas determinará o nível de todas as perguntas subsequentes que ele vê. 

SAT 2023: o que continua igual à versão anterior

Um dos aspectos que seguem inalterados sobre o SAT é que os alunos continuarão fazendo a prova em uma escola ou centro de testes, não em casa. 

Leia também: 4 aplicativos que podem te ajudar a estudar para o SAT

A pontuação também não muda, sendo que cada seção (Leitura, Escrita, Matemática) é pontuada em uma escala de até 800 pontos. Por sua vez, a maneira como as universidades mais seletivas avaliam o resultado também não deve mudar. Isso significa que obter uma pontuação acima de 1500 continua sendo excelente – e esperado para as top schools. No entanto, Estados Unidos e Canadá continuarão tendo universidades que aceitam pontuações na faixa de 1000 a 1200.

Críticas ao SAT

Como o Estudar Fora mostrou em abril de 2021, com a pandemia, as candidaturas em top schools aumentaram e as instituições ficaram ainda mais seletivas. Um ano depois, quando o MIT divulgou o resultado do processo seletivo – que admitiu 1.337 candidatos e rejeitou outros 32.000 –, a instituição comunicou que voltaria a solicitar as pontuações do SAT.

Entretanto, a decisão de trazer o exame de volta foi alvo de debates. Isso porque houve uma tendência entre algumas faculdades de começarem a ver cada vez mais os testes como uma barreira desnecessária, principalmente para alunos de baixa renda e pertencentes a minorias sociais. 

Leia também: O que fazer quando o resultado do SAT não está a seu favor

Aliás, antes mesmo da crise sanitária já havia um desencanto por parte de alguns colleges. Em 2019, de acordo com FairTest (grupo de vigilância dos exames admissionais universitários), quase 50 campi tornaram as pontuações dos testes opcionais para os candidatos. Nos últimos três anos, a ampla mudança em direção à abordagem de teste opcional reorganizou a matemática das admissões.

Assim, sem o que costumava ser o único elemento universal em um processo de admissão “holístico”, as chances de um aluno ser admitido em uma escola seletiva hoje são significativamente diferentes do que eram antes de 2019. Agora, diante das mudanças propostas para o SAT em 2023, resta saber como ficará o cenário daqui em diante. 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados