//username of moderater
Fundação Estudar
InícioHistórias de SucessoBrasileira conta como mestrado na Alemanha impacta o trabalho no setor público

Brasileira conta como mestrado na Alemanha impacta o trabalho no setor público

Mariane Roccelo - 31/05/2021
Comentários:

“Estudar fora desenvolve muitas habilidades que vão além do universo acadêmico”, conta Gabriela Andrade, brasileira formada em Engenharia Civil e que está cursando o programa de mestrado Executive Master of Public Administration (Executive MPA) na universidade alemã Hertie School

Atualmente, a engenheira trabalha na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Governo Federal. Essa experiência permitiu que ela desenvolvesse habilidades diretamente relacionadas com a carreira no setor público, como aperfeiçoar funções de liderança e trabalho em equipe.

Leia também: Escola oferece bolsas para pós-graduação a brasileiros trabalhando no setor público

Gabriela sempre teve interesse em fazer um mestrado fora do Brasil e a língua foi um dos fatores que pesaram na hora de escolher o curso de pós-graduação. Nesse contexto, a possibilidade de fazer um mestrado em inglês na Alemanha somou-se ao fato do país europeu ser uma referência científica e de pesquisa. “O país é rico em boas práticas e experiências que podem, com as devidas precauções e adequações de contexto, serem replicadas no Brasil”, conta.

Dentre outros programas, o Executive MPA da Hertie School oferece bolsas de estudos em parceria com o República.org. A bolsa é voltada para servidores públicos do Brasil com o objetivo de auxiliar na capacitação desses profissionais para trabalharem gerenciando equipes ou atuando diretamente em Recursos Humanos ao retornarem ao setor público brasileiro. 

As turmas dos programas de mestrado da Hertie são formadas por profissionais públicos de diversos países e as aulas são feitas em inglês. A possibilidade de estudar e debater temas variados com pessoas de diferentes lugares e diferentes experiências culturais são fatores que “permitem agregar a um ambiente de pesquisa percepções super importantes e valiosas”, conta Gabriela. 

A engenheira explica que um dos aspectos positivos de fazer um mestrado nessa área fora do Brasil está relacionado à oportunidade de analisar situações e políticas através de uma perspectiva externa. 

Segundo ela, essa experiência dá aos pós-graduandos “a vantagem de estarem desconectados de ideologia ou convicções políticas”. Isso permite que, ao longo do curso, seja possível fazer análises mais direcionadas a questões técnicas e ao cerne dos problemas.

Um dos pontos fortes do Executive MPA é o quadro de alunos. Para cursarem o programa, os candidatos têm, em média, experiência profissional de 10 anos. “Você aprende não apenas com professores e supervisores, mas também com o compartilhamento de conhecimento dos pares”, explica Gabriela.

Leia também: Como é o processo de decisão das escolas de MBA no exterior?

Ao longo do curso, ela pôde estudar com profissionais de grande bagagem internacional e vindos de países diversos, como Singapura e Georgia. “Isso, com certeza, enriquecia muito os debates, agregando bagagem prática ao conhecimento”, afirma.

Aplicando o que aprendeu no mestrado no setor público

Sobre o programa oferecido pela Hertie School, um dos fatores positivos destacados pela  engenheira foi a visão crítica em relação ao consumo de dados e informações. Na administração pública, esse tema é relevante tanto para identificação de problemas quanto para o acompanhamento das políticas públicas. “As disciplinas na área de tecnologia e inteligência artificial, combinadas com a de estatística, com certeza me farão olhar para dados com mais bagagem técnica”, conta.

Ao retornar para o Brasil, Gabriela poderá alinhar a estratégia de gestão de pessoas com a digital, “de forma a potencializar o que a transformação digital tem a agregar ao serviço público”. Apesar das infinitas diferenças da gestão pública ao redor do mundo, “mesmo em grandes potências e países desenvolvidos, problemas similares existem”, conta. 

Sobre o Executive Master of Public Administration

O Executive MPA tem permitido que Gabriela entre em contato com novas possibilidades de soluções e maneiras de trabalhar. O conhecimento adquirido ao longo do mestrado permitirá trazer diferentes perspectivas e soluções inovadoras para o trabalho junto à Secretaria de Gestão e Desempenho Pessoal. 

Estudar na principal potência econômica da Europa e a imersão em uma cultura completamente diferente permite o desenvolvimento de olhares e habilidades novos. “Acredito que quando saímos do nosso ambiente e nicho de discussão, a gente se desliga de uma visão tubular e passa a enxergar as coisas de uma maneira mais ampla”, conclui.

As inscrições para as bolsas dos programas voltados para servidores públicos na Hertie School vão até 15 de junho, dependendo do curso desejado. Os candidatos selecionados receberão, pelo menos, 50% de isenção nas tuition fees dos cursos, o que representa um valor de mais de 15 mil euros. Veja aqui mais informações sobre as bolsas e os cursos disponíveis. 

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados