InícioBolsas de EstudoMIT oferece bolsas para jornalistas científicos

MIT oferece bolsas para jornalistas científicos

Nathalia Bustamante - 06/02/2017
Comentários:

Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para o Knight Science Journalism Program (KSJ), que oferece 10 bolsas de estudo para jornalistas que cobrem ciência, tecnologia, meio ambiente ou medicina.

O programa tem a duração de 9 meses – agosto de 2017 a maio de 2018 – e será realizado majoritariamente em Cambridge e Boston, nos Estados Unidos. Os selecionados irão se encontrar com os principais pesquisadores e profissionais da comunicação social da região. Estão previstas ainda palestras e aulas em universidades renomadas como MIT e Harvard; visitas a locais de interesse de quem cobre ciência e tecnologia, como o Instituto Oceanográfico de Woods Hole e o Laboratório de Biologia Marinha; e treinamentos nas áreas de fotografia, edição digital, animação, jornalismo de dados e podcasting.

Os selecionados – que se tornam fellows Knight Science – devem produzir um projeto de pesquisa durante o período do programa – o que pode se transformar em uma reportagem ou um relatório de alguma área da ciência.

A bolsa de estudos é de US$ 70 mil pelos nove meses e inclui também outros benefícios, como seguro saúde. Os aprovados devem se comprometer a não trabalhar de forma remunerada ao longo do programa.

Para concorrer, é preciso ter pelo menos três anos de experiência com a cobertura de temas ligados à ciência, tecnologia, meio ambiente e medicina e trabalhar em período integral como repórter, editor, produtor, ilustrador ou fotojornalista em jornal, revista, rádio, televisão ou veículos online. É preciso ainda ter inglês fluente já que todo o programa será ministrado na língua.

O processo seletivo inclui o envio de currículo, três cartas de recomendação, exemplos de trabalhos publicados, além de uma biografia (até 500 palavras) e uma redação dizendo por que você quer participar do KSJ e como acredita que o programa irá ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira.

Confira detalhes sobre o programa e faça sua inscrição! 

 

Leia também:
Quem quer ser um jornalista? Conheça a Columbia School of Journalism
8 mestrados de graça (ou quase) no exterior na área de humanas
Dança, teatro e jornalismo: os novos cursos de Harvard

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados