InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosBolsa alemã "para futuras lideranças" acaba de abrir inscrições

Bolsa alemã “para futuras lideranças” acaba de abrir inscrições

Colunista do Estudar Fora - 12/04/2017
Comentários:

Por João Paulo Amaral, do TIPPS

No artigo do TIPPS do mês passado falamos sobre a Fundação Alexander von Humboldt (AvH), uma das instituições mais renomadas da Alemanha de apoio a pesquisadores e pesquisadoras, tendo uma rede de mais de 28.000 ex-bolsistas. E uma das bolsas da instituição é o programa German Chancellor Fellowship for Tomorrow’s Leaders, que está com inscrições abertas até 15 de setembro e vamos contar aqui um pouco como ela funciona.

O diferencial da German Chancellor Fellowship em comparação com as demais oferecidas pela AvH focadas em pós-doutorado é que ela aceita quem tem apenas graduação e não foca somente em pesquisa acadêmica, uma vez que destinada a projetos de pessoas com uma trajetória ou acadêmico ou profissional que demonstrem futura liderança na sua área de atuação.

As áreas contempladas são as mais diversas possíveis e os temas específicos dos projetos também, variando desde projetos de arte e documentários até investigações ambientais e criações de parcerias de negócios. A única exigência é que o projeto demonstre uma significância social e crie futuras pontes entre a Alemanha e o Brasil.

O que a German Chancellor Fellowship oferece?

Entre os benefícios da bolsa estão:
– o reembolso das despesas de viagem para a Alemanha;
– um curso de alemão de até 3 meses na Alemanha antes do início do projeto de 1 ano;
– participação em uma série de eventos e duas viagens de imersão pela Alemanha;
– uma bolsa mensal entre €2,150 e €2,750, dependendo de sua qualificação, durante 1 ano, além de apoio financeiro para cada membro da família que for junto;
– após a bolsa, você fará parte da rede de alumni da Humboldt, o que tem alguns incentivos e programas para continuar estimulando seu trabalho.

Como posso me candidatar a essa bolsa?

As candidatas e os candidatos precisam ter a nacionalidade brasileira e pelo menos um diploma de graduação obtido há menos de 12 anos (não há limite de idade). Quem esteja morando ou tenha morado na Alemanha há mais de seis meses imediatamente antes do prazo final de inscrição (15 de setembro) não pode se inscrever. Importante dizer também que não precisa ser uma liderança atual, mas demonstrar uma construção de trajetória no tema do seu projeto, além de apresentar conhecimento no assunto.

Para se candidatar, você vai precisar apresentar:
– um plano de projeto de 1 ano que será realizado durante sua estadia na Alemanha;
– uma carta de uma pessoa de uma instituição de qualquer setor sediada na Alemanha declarando que aceita te orientar no período do projeto, carta essa a ser enviada diretamente por essa pessoa à Fundação Humboldt;
– comprovante de proficiência nos idiomas inglês e/ou alemão;
– documentação de sua formação acadêmica (diploma de graduação e demais diplomas de pós-graduação, se for o caso) e respectivo(s) histórico(s) escolar(es) com tradução juramentada para o inglês ou alemão;
– uma carta de motivação;
– cartas de duas pessoas que possam dar referências sobre sua experiência pessoal e profissional.

Dicas importantes para começar

1) Pense em um projeto que tenha uma relação contigo, assim como com o Brasil, a Alemanha e a experiência que você quer ter lá. Delimite bem o assunto de seu projeto e como a experiência na Alemanha é fundamental para desenvolvê-lo.

2) Busque cooperação entre Brasil e Alemanha. Pense não só no que você vai trazer para o Brasil dessa experiência, mas também como vai realizar cooperação ou abrir portas com a Alemanha.

3) Procure uma orientadora ou um orientador o quanto antes. Comece a busca por indicações ou pela internet e fale com as mais variadas instituições. Se possível, marque uma conversa virtual e explique bem o propósito da bolsa para que fique claro para a/o potencial orientador/a qual o papel dela ou dele e como vocês irão trabalhar juntos.

4) Não deixe para se inscrever no final. Planeje-se com antecedência para dar tempo suficiente de solicitar e elaborar todos os documentos necessários.

5) Assista aos vídeos de dicas do Tipps. Realizamos ao longo dos últimos dois anos algumas transmissões online para explicar sobre a German Chancellor Fellowship e dar dicas de como se inscrever. Confira a primeira transmissão AQUI e a segunda transmissão AQUI.

E aí, se animou? Então acesse a página AQUI com os detalhes da bolsa e comece a sua inscrição. Em caso de dúvida, não deixe de enviar perguntas pela nossa página Tipps.

 

Viel Glück (boa sorte!).

 

Sobre o Autor
estudar na AlemanhaJoão Paulo Amaral é gestor ambiental, co-fundador da ONG Bike Anjo e ex-bolsista da Alexander von Humboldt Foundation. É consultor há 8 anos em sustentabilidade e mobilidade. Foi representante do Brasil na competição de negócios sustentáveis da Fundação Clinton na Inglaterra em 2010 e fellow da rede Red Bull Amaphiko. Foi indicado para o Prêmio Jovem Liderança do Estadão e o Prêmio Cidadão Sustentável.

 

 

 

Leia também:
Prêmio oferece bolsa para jornalistas científicos na Alemanha
Quanto custa estudar na Alemanha?
Bolsistas brasileiros na Alemanha dão 5 dicas de como aprender o idioma

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados