Fundação Alexander von Humboldt: bolsas para pesquisas na Alemanha

Bolsistas da Fundação Alexander von Humboldt

Por Mellany Prawda, do TIPPS

Quem busca financiamento para pesquisar na Alemanha não pode deixar de conhecer a Fundação Alexander von Humboldt (AvH), cuja principal proposta é  financiar pesquisadores de alto nível independente da nacionalidade. A instituição possui  mais de 28.000 mil ex-bolsistas em diferentes continentes e oferece, além do apoio para pesquisa, subsídios para equipamentos e livros.

No âmbito de sua política de cooperação científica entre pesquisadoras e pesquisadores de excelência da Alemanha e de outros países, a AvH oferece inúmeras oportunidades, seja de pós-doutorado, seja para doutoras e doutores no início da carreira acadêmica, seja para pesquisadoras e pesquisadores mais experientes.

Embora o foco do fomento sempre tenha sido e continue sendo as pessoas portadoras do título de doutor(a), atualmente, a AvH  possui dois programas destinados a quem possua apenas a graduação: o International Climate Protection Fellowship for young climate experts from developing countries (ou: Programa internacional de apoio e bolsas para jovens estudiosos de clima de países em desenvolvimento) e o German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders (Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes).

O que torna a AvH tão especial é o fato de ela apoiar pessoas, não projetos! Por isso, o que importa para a instituição é o desempenho das candidatas e dos candidatos. Além disso, a AvH possui uma filosofia muito interessante: “uma vez Humboldtiana(o), sempre Humboldtiana(o)”! Isso significa que todas a(o)s bolsistas e ex-bolsistas passam a integrar a rede de contato da AvH!

Para saber mais sobre todos os programas e todas as oportunidades oferecidas pela AvH você pesquisa nesse link no site da fundação (em inglês ou alemão). É só checar as oportunidades destinadas a brasileiras e brasileiros.

E se você quiser saber mais sobre esses e outros programas destinados a brasileira(o)s, acompanhe as dicas do TIPPS aqui no EstudarFora e no Facebook.

 

Sobre a Autora

Mellany PrawdaMellany Prawda é idealizadora do TIPPS, advogada e consultora jurídica, mestre em direito e em negócios pela Bucerius Law School e pela WHU – Otto Beisheim School of Management. Foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt e da Fundação Joachim Herz.

TIPPS é uma página destinada à divulgação de oportunidades de estudos e de pesquisa na Alemanha, com dicas e esclarecimento de dúvidas sobre diferentes editais e programas.

 

 

* As informações deste artigo foram corrigidas em 28/03/2017

 

Leia também:
Inscrições Abertas: Programa de Bolsas Fundação Estudar 2017]
Conheça a “Saxônia do Silício” – pólo de tecnologia e inovação na Alemanha
Conheça as fundações que oferecem bolsas de estudo na Alemanha

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: