Um Projeto: Fundação Estudar
fazer faculdade fora do país

Fazer faculdade fora do país é sonho de estudantes brasileiros

Por Redação do Estudar Fora

Ocupar uma cadeira em universidades internacionais é um sonho que cresce entre os brasileiros e motivos para mudar de mala e cuia para o exterior não faltam. Segundo uma pesquisa realizada pela BMI, organizadora do Salão do Estudante, maior feira de educação internacional da América Latina, somente nos últimos dois anos cresceu cerca de 25% o número de brasileiros que estão interessados em fazer faculdade fora do país. Considerando a procura por instituições portuguesas, esse crescimento aproxima-se de 100%

Construir uma carreira sólida graças ao nome da universidade é o fator que mais motiva os estudantes segundo o levantamento. Mais de 200 mil estudantes nos últimos 3 anos responderam à pesquisa, que também apontou como segundo a qualidade do ensino superior no exterior e a experiência de vida que o curso proporciona.

Ter fluência em um segundo idioma e acesso a uma cultura diferente foi o terceiro fator citado. A insatisfação com as oportunidades profissionais disponíveis aqui no Brasil e a falta de estabilidade política e econômica também foram mencionados durante o levantamento.

De acordo com Samir Zaveri, CEO e Presidente da BMI, o alto custo das mensalidades de universidades brasileiras também contribui para que os estudantes façam o famoso cálculo do custo versus o benefício e optem pelas universidades estrangeiras. “Há 10 anos fazer uma faculdade fora do Brasil  era totalmente inviável. Os preços eram muito mais altos se comparados aos gastos em universidades brasileiras, mas esse cenário mudou. Para se ter uma ideia, um estudante para cursar Administração de Empresas na Universidade de Middlesex, do Reino Unido, ou na Universidade de Windsor, do Canadá, gasta por mês com mensalidade cerca de R$ 5 mil reais. Aqui no Brasil o gasto com o mesmo curso é de R$ 4.550 reais, o que não seria muito diferente do que se pagaria em algumas das melhores universidades particulares do Brasil”, explica Zaveri.

O crescimento é tão representativo, que durante o Salão do Estudante, que acontece de 28 de setembro a 10 de outubro em seis capitais (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador), mais de 80 universidades marcarão presença. Entre as mais conceituadas estão as Universidades da Califórnia (EUA), New York University (EUA), Universidades do Porto e de Lisboa (Portugal), Uppsala University (Suécia), University of Windsor (Canadá) e Deakin University (Austrália).

Organizações governamentais como Australian Trade and Investment Commission – AUSTRADE (Austrália), EducationUSA (EUA) e Campus France (França) também estarão presentes, dando informações sobre mais de 3 mil universidades de seus países.

Outro destaque do Salão será o bloco de Portugal. Vinte e cinco instituições portuguesas, incluindo universidades públicas, privadas e politécnicos, oferecerão  diversos cursos na feira. O motivo para tanto interesse tem justificativa. Desde 2014 os brasileiros tem migrado para a terrinha de Cabral com o objetivo de cursar uma graduação. “Portugal tem laços afetivos e culturais com o Brasil. A língua é a mesma e muitos estudantes optam pelo destino, além da qualidade de vida e segurança que o país oferece”, revela Samir. Entre os países mais procurados para graduação, Portugal ocupa o 3º lugar no ranking, liderado por Estados Unidos e Canadá, seguindo pela Austrália e Reino Unido.

Preparação para fazer faculdade fora do país

Mas estudar em outro país requer esforços e preparo. Dominar o idioma é um item primordial. Veja abaixo os requisitos exigidos pelas principais universidades estrangeiras e dicas para lidar com a burocracia:

  • Cada país tem suas exigências e driblar a burocracia não é tarefa fácil lá fora.
  • Certifique-se e veja toda a documentação necessária e se como candidato você preenche os requistos exigidos.
  • Processo de admissão é diferente em cada país e as datas também são alternadas. Por exemplo, no Reino Unido a admissão acontece em novembro e março, enquanto na França somente em dezembro e março.
  • O ano letivo é iniciado em períodos diferentes. Nos Estados Unidos as aulas começam em agosto. Já na França, Canadá, Inglaterra, em setembro. Na Austrália em março. Fique atento a esta informação.
  • Os testes para checagem de proficiência da língua também são exigidos e cada país tem as suas exigências. Busque informações e se prepare.
  • Muitas universidades exigirão seu histórico escolar e até mesmo atividades extracurriculares. Tenha tudo em mãos.

 

Anote na Agenda

Salão do Estudante 2017

Inscrições gratuitas, através do site

 

Porto Alegre

Data: 28 de setembro a partir das 15 horas

Local: Associação Leopoldina Juvenil – R. Marquês do Herval, 280 – Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS

 

São Paulo

Data: 30 de setembro e 01 de outubro a partir das 14 horas

Local: Hotel Tivoli Mofarrej – Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César, São Paulo – SP

 

Rio de Janeiro – Copacabana

Data: 03 de outubro a partir das 15 horas

Local: Rio Othon Palace – Av. Atlântica, 3264 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

 

Rio de Janeiro – Barra

Data: 04 de outubro a partir das 15 horas

Local: Windsor Barra – Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

 

Belo Horizonte

Data: 05 de outubro a partir das 15 horas

Local: Mercure Belo Horizonte Lourdes Hotel – Av. do Contorno, 7315 – Lourdes, Belo Horizonte – MG

 

Curitiba

Data: 07 de outubro a partir das 14 horas

Local: Four Points by Sheraton – Av. Sete de Setembro, 4211 – Batel, Curitiba – PR

 

Salvador

Data: 10 de outubro a partir das 15 horas

Local: Fiesta Convention Center – Av. Antônio Carlos Magalhães, 711 – Pituba, Salvador – BA

 

Sobre o Salão do Estudante

O Salão do Estudante é a maior feira de intercâmbio da América Latina. Entre mais de 300 instituições representadas, o evento reúne variedades de cursos no exterior e as melhores empresas de intercâmbio do Brasil. Para quem procura a melhor faculdade internacional ou simplesmente quer fazer um curso de inglês no exterior, tem oportunidades fora do país para todos os gostos e idades.

Site: www.salaodoestudante.com.br

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo