InícioOutrosDúvidas sobre estudar na França? Pergunte ao Campus France!

Dúvidas sobre estudar na França? Pergunte ao Campus France!

Lecticia Maggi - 15/06/2016
Comentários:

Diversas cidades francesas estão entre as melhores do mundo para estudantes – por seu baixo custo de vida, universidades de ponta, segurança e acesso a oportunidades acadêmicas e profissionais. Além disso, instituições de ensino do país são referências em áreas que vão de engenharia – como a X – às ciências sociais, como a Sorbonne e a Sciences Po.

E o melhor: elas são públicas e o governo francês é responsável por 90% dos custos de estudos. Assim, o estudante que vai à França precisa pagar anuidades que vão de 200 a 900 euros – menos de 3% do valor de universidades dos Estados Unidos.

O que pouca gente sabe é que o processo de candidatura para universidades e Grand Écoles francesas é simples e pode ser feito, na maioria das vezes, com o apoio do próprio Campus France. Em geral, é necessário enviar comprovante de proficiência em francês e comprovante de conclusão do nível anterior de estudos, embora algumas escolas possam ter outras exigências.

Segundo a coordenadora de Thaís Cardim, assessora do Campus France, a taxa de aceite para graduação é de 85%. Para mestrado, ainda maior. “E os motivos de recusa geralmente são por conta do nível de francês, que não alcançou o mínimo necessário, ou por conta do projeto, considerado inadequado para a instituição. Por isso, a escolha do melhor programa é muito importante”, explica ela.

Tire suas dúvidas em atendimento personalizado

Ainda tem dúvidas sobre o processo de candidatura e sobre qual seria a oportunidade mais adequada para você? A equipe do Campus France promoverá um evento “Portas Abertas” no próximo sábado, dia 18/06, em São Paulo. O evento é gratuito e, na ocasião, interessados em fazer seus estudos superiores (graduação, pós-graduação e cursos de curta duração) no país terão acesso a atendimento personalizado com os consultores educacionais da instituição.

Não é de São Paulo? O site do Campus France possui bastante informação sobre o processo de candidatura para universidades francesas e sobre as instituições de ensino superior e cursos.

 

Portas Abertas – Campus France Brasil
Data: 18/06
Horário: 13h às 18h
Local: Campus France – Alameda Jaú, 1208 – Jardim Paulista
Evento gratuito

 

* Foto: Universidade de Paris-Sorbonne, em Paris

 

Leia também:
O que aprendi ao estudar na China e na França e trabalhar na Espanha
As vantagens de cursar engenharia no Brasil e na França
5 razões para fazer um intercâmbio na França
Está na faculdade? Já dá para pensar na candidatura ao mestrado fora!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados