//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoComo calcular nota do ENEM para entrar em universidades portuguesas?

Como calcular nota do ENEM para entrar em universidades portuguesas?

Colunista do Estudar Fora - 02/08/2023
Comentários:

Atualmente, uma série de universidades portuguesas aceitam a nota do ENEM para ingresso em seus cursos. Entretanto, o processo de seleção para essas universidades tem algumas diferenças quando comparados com os vestibulares no Brasil. Uma parte importante dessa etapa cexige um cálculo da nota do ENEM para se adequar às medições das instituições europeis, incluindo pontuações máxima e mínima obtidas para ingressar em cada curso.

Para esclarecer este último ponto, este texto apresentará de forma geral qual a nota mínima e máxima obtida pelos alunos aprovados no Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional – notas da 1ª fase da Universidade do Algarve (UAlg) em 2018.

Neste caso, a nota mínima obtida para ingresso foi de 10, enquanto a máxima foi 15,6. Obviamente que isso é dependente de cada curso e tal qual todo e qualquer processo seletivo a variação das notas pode mudar de ano para ano ou, até mesmo, de fase para fase, pois a maioria das instituições de ensino superior portuguesas abrem três fases de candidatura.

Como é feita a conversão da nota do ENEM para a nota portuguesa?

O cálculo para realizar a conversão da nota ENEM para o sistema português dependerá da área que você escolher, ou melhor, do curso escolhido. Primeiramente, você deve considerar que o ingresso na UAlg é condicionado a uma pontuação mínima de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas.

Para exemplificar a conversão das notas vamos partir da seguinte situação: um candidato interessado em cursar Biologia obteve 850 pontos na prova de redação (área do conhecimento denominada como “E”, e 700 pontos em cada uma das provas nas diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente: Ciências Humanas e suas Tecnologias (A), Ciências da Natureza e suas tecnologias (B), Linguagens, Códigos e suas tecnologias (C) e Matemática e suas tecnologias (D).

A primeira etapa do cálculo é obter a classificação do ensino médio (F), a qual é dada pela soma das notas em todas as áreas do conhecimento, dividido por cinco: (700+700+700+700+850/5 = 730 pontos).

Em seguida verifica-se a classificação final da prova (G) relacionada ao curso pretendido, a qual em nosso exemplo será a nota obtida na área “B” (700 pontos).

No caso da terceira etapa, realiza-se o cálculo da classificação ponderada (H), a qual é dada pela seguinte fórmula: F x 0,65 + G x 0,35, que no caso do candidato ao curso de Biologia será dada por (730 x 0,65 + 700 x 0,35 = 719,50).

A classificação final será obtida pela nota “H” multiplicada por 20 e dividida por 1000, ou seja: 719,50 x 20/1000 = 14,39.

Portanto, a nota de 14,39 provavelmente levaria o nosso candidato a aprovação ao Curso de Biologia na UAlg.

Assim como no Brasil, as “notas de corte” mudam

No fim das contas, eu gostaria de ressaltar novamente que em cada processo de seleção pode haver uma variação na nota mínima de ingresso. Por isso, dedique-se ao máximo durante as provas para que consigas notas muito boas. Não fique condicionado as estatísticas ou dados de concursos anteriores – eles servem apenas para dar uma orientação ou informar.

Por fim, espero que este texto tenha esclarecido como é feita a conversão da nota ENEM para o sistema português, neste caso para ingresso na UAlg. Na página da UAlg é possível consultar as notas por curso, ou confira também o quadro completo que desenvolvemos sobre esta primeira fase no blog BrandoBe.

 

Sobre o autor:

Alexssandro Becker, estudante da UAlg e colunista do Estudar ForaAlexssandro Geferson Becker é biólogo e atualmente pós-doutorando do Centro de Ciências do Mar, da Universidade do Algarve, em Faro, Portugal. É Coordenador Geral do Núcleo de Alunos Brasileiros da Universidade do Algarve (NUBRA). Atua também como representante BRASA Grad na UAlg, responsável pelo Cluster BRASA Alumni em Faro, membro voluntário do Conselho de Cidadania do Consulado-Geral do Brasil em Faro e é Co-idealizador do blog BrandoBe.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados