InícioOutrosAceito em 75 países, exame de proficiência do Duolingo é opção acessível...

Aceito em 75 países, exame de proficiência do Duolingo é opção acessível para brasileiros

Mariane Roccelo - 21/02/2023
Comentários:

Dados da assessoria de imprensa do Duolingo mostram que o uso do exame de prificiência Duolingo English Test (DET) por estudantes brasileiros cresceu mais de 50% em 2021, quando comparado com 2020. Mais barato e acessível do que os testes mais tradicionais, como o TOEFL e o IELTS, o DET vem se popularizando a cada ano e hoje já é aceito em mais de 3 mil instituições de ensino de 75 países ao redor do mundo, incluindo universidades renomadas, como Harvard e Yale.

De acordo com o Duolingo, o DET já foi usado por estudantes brasileiros que se candidataram para mais de 2.600 universidades distribuídas em mais de 50 países ao redor do mundo. O “Brasil é um dos 5 principais países com estudantes que mais realizam o Duolingo English Test” e lidera a lista entre as nações da América Latina.

Leia também: Duolingo lança 2ª temporada de podcast para brasileiros que estudam inglês

Alguns dos motivos para o rápido crescimento do exame são a facilidade de acesso e preços significativamente mais baratos. O DET pode ser feito de casa, em qualquer horário ou data e leva menos de 1h. Sem dúvida, a principal vantagem do exame está nos preços. O DET custa U$ 49 cerca de R$ 235, enquanto outros exames custam, em média, U$ 200, cerca de R$ 965.

O Duolingo English Test foi pensado com o objetivo de “proporcionar um ambiente em que todos possam aprender ou treinar uma língua de maneira fácil e acessível”, conta Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. Assim como a plataforma do Duolingo, o exame é pensado para “reduzir as barreiras à educação e abrir portas para novas oportunidades”.

Leia também: Inglês foi a língua mais estudada no mundo e asiáticas estão em alta, mostra Duolingo

Como funciona o Duolingo English Test

Para garantir a confiabilidade do DET, durante o teste de proficiência, os estudantes devem ficar com um computador com câmera e microfone contectados à internet em um ambiente silencioso e iluminado, explica a assessoria. Toda a estrutura do exame, desde a criação à segurança, utiliza Inteligência Artificial. Para quem está se preparando para a prova, o DET oferece simulados gratuitos, guias e explicações das questões no site (disponível aqui).

Mais sobre como funciona o Duolingo English Test no link (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados