InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeJá pensou em fazer doutorado na China? Instituição oferece 200 bolsas de...

Já pensou em fazer doutorado na China? Instituição oferece 200 bolsas de PhD no país

Marcela Marcos - 17/12/2018
Comentários:

Até 31 de março, estudantes internacionais de todo o mundo podem se inscrever para concorrer a 200 bolsas de doutorado na China, que cobrem os gastos dos acadêmicos pelos quatro anos de estudo. Trata-se de uma parceria entre a Academia Mundial de Ciências e a Academia Chinesa de Ciências.

Para se candidatar ao apoio financeiro, é necessário ter até 35 anos de idade. Também é preciso que o estudante já tenha concluído o mestrado. Entre as áreas aceitas pelo programa (nove, no total), estão agricultura, biologia molecular, matemática e física. Para conferir a lista completa de campos do conhecimento contemplados, basta acessar o site da iniciativa.

Como se candidatar às bolsas de doutorado na China

O primeiro passo para participar do processo de seleção é encontrar os programas vinculados à iniciativa. Entre as opções estão cursos na Universidade da Academia Chinesa de Ciências, na Universidade de Ciência e Tecnologia da China e em outros institutos ligados à Academia de Ciências chinesa.

Leia mais: Tsingua e Pequim: conheça as duas melhores universidades da China

Uma vez identificado o programa de interesse, o candidato deve contatar seu possível orientador na instituição chinesa e apresentar seu projeto de pesquisa. Esse procedimento é fundamental, já que, para conseguir uma bolsa de doutorado na China, o estudante precisará apresentar uma carta de aceite do docente.

A partir daí, é possível enviar a candidatura por meio do sistema padrão da iniciativa.

Guia completo sobre doutorado no exterior!

Documentação necessária

Além de um formulário de inscrição, é necessário enviar documentos como currículo em inglês, cópia do diploma (tanto da graduação quanto do mestrado) e histórico acadêmico.

A lista de documentos também inclui comprovação de proficiência em inglês, cópia de cinco artigos acadêmicos publicados, duas cartas de recomendação e uma proposta de pesquisa detalhada. Caso o candidato tenha conhecimento em mandarim, a comprovação da proficiência no idioma também deve ser encaminhada.

Quais os benefícios das bolsas para PhD

A iniciativa cobre os gastos do candidato com visto, bem como taxas acadêmicas e anuidade na instituição de ensino chinesa. As 200 bolsas de doutorado na China também incluem um auxílio mensal que custeia despesas de acomodação, manutenção no país e seguro saúde.

Para saber mais detalhes sobre o programa, basta acessar o site oficial da iniciativa.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados