InícioBolsas de EstudoBolsas da Fundação Lemann e Universidade Columbia com inscrições abertas até janeiro

Bolsas da Fundação Lemann e Universidade Columbia com inscrições abertas até janeiro

Marcela Marcos - 13/12/2018
Comentários:
Os interessados em desenvolver pesquisas sobre educação podem contar com mais um programa de bolsas da Fundação Lemann, que está com inscrições abertas até 15 de janeiro. O apoio é dedicado a pesquisadores que se dedicam a estudar as desigualdades no ensino e na aprendizagem em salas de aula e escolas públicas brasileiras. Trata-se de uma parceria firmada entre Lemann e o renomado Teachers College, corpo docente da Universidade Columbia.
As bolsas cobrem os custos da viagem a Nova York para participação de um workshop na universidade (em 2019) e também da conferência American Educational Research Association (em 2021). Além disso, às propostas selecionadas será concedido o benefício de 30 mil dólares, para que as pesquisas possam ser implementadas. O valor será pago ao longo de dois anos, conforme o período especificado na proposta de pesquisa.
As inscrições podem ser feitas pelo site do programa.

Requisitos para concorrer às bolsas da Fundação Lemann e Teachers College

As inscrições devem ser apresentadas por equipes de três a cinco membros, sendo que apenas pesquisadores de educação e professores ligados a instituições brasileiras de ensino superior podem se inscrever como investigadores principais. Estes, por sua vez, devem ter cargos de docentes em período integral (professor assistente, associado ou titular). Também será necessário apresentar uma carta da instituição mencionada.
O processo de admissão inclui avaliação do currículo dos pesquisadores (que pode ser enviado em português) e das propostas de pesquisa (escritas em inglês, conforme as normas que podem ser consultadas neste documento). Pelo menos um dos membros das equipes deve comprovar proficiência em inglês, por meio de exames como TOEFL ou IELTS, ou por meio de uma entrevista no idioma, gravada em vídeo.

Experiência de quem já foi bolsista

Em 2017, a brasileira Ana Paula Manzalli se tornou Lemann Fellow, conquistando uma bolsa da Fundação Estudar e também passou a integrar a comunidade de Líderes da organização. Atualmente, ela está fazendo o trabalho de conclusão do curso de mestrado no Teachers College, e define 2017 como “o ano mais incrível da vida”. Isso porque o período convergiu oportunidades de crescimento pessoal e profissional que giraram em torno dos estudos em Columbia.

Leia mais sobre a experiência de Ana Paula no Teachers College

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados