Por que tantas bolsas procuram candidatos com “perfil de liderança”?
Não é raro que editais de bolsas de estudo coloquem entre os pré-requisitos dos candidatos o chamado Perfil de Liderança ou Habilidades de Liderança.
Para citar apenas alguns exemplos, o programa Chevening, do Reino Unido, afirma buscar atrair “profissionais com perfil de liderança para, no longo prazo, criar e manter relações positivas com futuros líderes, influenciadores e tomadores de decisão”. No Canadá é oferecida uma bolsa denominada “Futuros Líderes das Américas”; e as bolsas Eiffel, oferecidas pelo ministério das relações exteriores da França, visa “formar lideranças”.
De fato, a necessidade por líderes globais cujas visões se expandam além das fronteiras nacionais nunca foi tão grande. Para que consigamos construir comunidades prósperas e inclusivas, estes líderes do futuro devem ter o conhecimento e o entendimento multicultural que é desenvolvido em períodos de estudos no exterior.
Por isso os comitês de seleção de bolsas de estudos valorizam tanto candidatos que demonstrem possuir habilidades de liderança – eles são mais propensos a tomar a iniciativa de projetos, sabem como construir consensos e são capazes a inspirar os outros a colaborarem por um resultado maior.
E isso não quer dizer que o candidato dos sonhos esteja em um cargo ou uma posição de liderança – e sim que demonstre uma atitude protagonista com relação à própria carreira e saiba utilizar estas habilidades de liderança para ser agende de transformação.
Mas o que são habilidades de liderança, afinal?
Ao contrário do que muitos imaginam, o perfil de liderança não é algo que se tem; é algo que se constrói. Os melhores líderes são aqueles que são dedicados a desenvolver as habilidades e qualidades de lideranças de forma que elas complementem – ou compensem – seus pontos fracos.
Conheça o curso de liderança da Fundação Estudar
E a melhor parte é que estas habilidades de liderança podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, como qualquer outra. Seja para desenvolver um projeto em equipe ou para tomar as rédeas da própria carreira, as seguintes habilidades vão abrir muitas portas:
#1 Boa comunicação
Um bom líder deve ser claro e sucinto ao se comunicar com os outros. Isto inclui conversas pessoais, por e-mail, em público ou através de documentos formais – como os essays exigidos nas candidaturas.
Esta comunicação é especialmente importante na hora de dar feedbacks para o time. Um bom líder deve ter interesse genuíno em desenvolver as pessoas ao seu redor – seja oferecendo ajuda ou dando feedbacks respeitosos e transparentes.
#2 Motivação
Um bom líder deve ser capaz de inspirar as pessoas ao seu redor, estimulando-as a se dedicar em nome de objetivos comuns. Isto envolve também saber ouvir e exercitar a empatia pelos colegas, respeitando diferentes pontos de vista e dando voz às ideias do grupo.
#3 Capacidade de Delegar e Executar
Quem sabe ouvir é capaz de identificar nas pessoas ao seu redor o que elas fazem de melhor – e é também papel da liderança estimular que elas tomem aquelas responsabilidades para si. Assim, o líder não se afoga em atividades por tentar centralizar a execução; consegue motivar os colegas e se concentrar na visão estratégica do projeto. Mas, além disso, um bom líder também deve ser capaz de colocar a mão na massa e ajudar na execução dos projetos sempre que necessário – isso demonstra comprometimento com o resultado final.
#4 Positividade
Uma atitude positiva é capaz de ajudar a manter o foco quando as coisas não acontecem conforme planejado; ajuda a criar uma atmosfera feliz de colaboração e a focar em soluções, ao invés de problemas.
#5 Confiança
É importante, sempre, demonstrar integridade através de honestidade e transparência. As pessoas devem se sentir confortáveis para levantar dúvidas e preocupações, e respeitar o líder por confiarem em suas decisões.
É também uma característica de liderança assumir os sucessos e os fracassos do time. Por isso, é preciso que o líder esteja disposto a arcar com as responsabilidades quando algo não funcionar de acordo com o planejado.
#6 Criatividade
É comum que líderes tenham que tomar um número de decisões sem terem todos os dados disponíveis. Por isso, uma habilidade de liderança é importante é ser capaz de pensar fora da caixa na resolução de problemas.
#7 Comprometimento
Se o líder pretende inspirar e motivar as pessoas ao seu redor, ele também deve ser capaz de ir até o fim para entregar o combinado – mesmo que isto signifique horas extras de trabalho e compromisso com a qualidade das entregas
E como desenvolver tudo isso?
Antes que o potencial candidato desista de enviar sua application diante desta lista extensa de habilidades de liderança, é importante ressaltar que ninguém tem 100% de perfil de liderança o tempo todo.
Um bom líder também erra (e muito) e tem vulnerabilidade para assumir seus erros e fraquezas. O importante, no fundo, é saber da importância destas características e esforçar-se para desenvolvê-las – seja através da prática, lidando com uma equipe, ou no dia a dia, exercitando esta mentalidade de liderança para as decisões do seu cotidiano.
A Fundação Estuar possui um curso que te ajuda a desenvolver a atitude de liderança necessária para ter sucesso neste processo e em outras frentes de sua carreira. Saiba mais!
Dicas de liderança Na Prática
Se você ainda não conhece o portal de carreira da Fundação Estudar, o Na Prática, chegou a hora de conhecer! Isso porque por lá você encontra diversos conteúdos sobre liderança, especialmente esse post que é um verdadeiro guia sobre o assunto: