InícioPreparaçãoPor que tantas bolsas procuram candidatos com “perfil de liderança”?

Por que tantas bolsas procuram candidatos com “perfil de liderança”?

Nathalia Bustamante - 17/12/2018
Comentários:

Não é raro que editais de bolsas de estudo coloquem entre os pré-requisitos dos candidatos o chamado Perfil de Liderança ou Habilidades de Liderança.

Para citar apenas alguns exemplos, o programa Chevening, do Reino Unido, afirma buscar atrair “profissionais com perfil de liderança para, no longo prazo, criar e manter relações positivas com futuros líderes, influenciadores e tomadores de decisão”. No Canadá é oferecida uma bolsa denominada “Futuros Líderes das Américas”; e as bolsas Eiffel, oferecidas pelo ministério das relações exteriores da França, visa “formar lideranças”.

De fato, a necessidade por líderes globais cujas visões se expandam além das fronteiras nacionais nunca foi tão grande. Para que consigamos construir comunidades prósperas e inclusivas, estes líderes do futuro devem ter o conhecimento e o entendimento multicultural que é desenvolvido em períodos de estudos no exterior.

Por isso os comitês de seleção de bolsas de estudos valorizam tanto candidatos que demonstrem possuir habilidades de liderança – eles são mais propensos a tomar a iniciativa de projetos, sabem como construir consensos e são capazes a inspirar os outros a colaborarem por um resultado maior.

E isso não quer dizer que o candidato dos sonhos esteja em um cargo ou uma posição de liderança – e sim que demonstre uma atitude protagonista com relação à própria carreira e saiba utilizar estas habilidades de liderança para ser agende de transformação.

Mas o que são habilidades de liderança, afinal?

Ao contrário do que muitos imaginam, o perfil de liderança não é algo que se tem; é algo que se constrói. Os melhores líderes são aqueles que são dedicados a desenvolver as habilidades e qualidades de lideranças de forma que elas complementem – ou compensem – seus pontos fracos.

Conheça o curso de liderança da Fundação Estudar

E a melhor parte é que estas habilidades de liderança podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, como qualquer outra. Seja para desenvolver um projeto em equipe ou para tomar as rédeas da própria carreira, as seguintes habilidades vão abrir muitas portas:

#1 Boa comunicação

Um bom líder deve ser claro e sucinto ao se comunicar com os outros. Isto inclui conversas pessoais, por e-mail, em público ou através de documentos formais – como os essays exigidos nas candidaturas.

Esta comunicação é especialmente importante na hora de dar feedbacks para o time. Um bom líder deve ter interesse genuíno em desenvolver as pessoas ao seu redor – seja oferecendo ajuda ou dando feedbacks respeitosos e transparentes.

#2 Motivação

Um bom líder deve ser capaz de inspirar as pessoas ao seu redor, estimulando-as a se dedicar em nome de objetivos comuns. Isto envolve também saber ouvir e exercitar a empatia pelos colegas, respeitando diferentes pontos de vista e dando voz às ideias do grupo.

#3 Capacidade de Delegar e Executar

Quem sabe ouvir é capaz de identificar nas pessoas ao seu redor o que elas fazem de melhor – e é também papel da liderança estimular que elas tomem aquelas responsabilidades para si. Assim, o líder não se afoga em atividades por tentar centralizar a execução; consegue motivar os colegas e se concentrar na visão estratégica do projeto. Mas, além disso, um bom líder também deve ser capaz de colocar a mão na massa e ajudar na execução dos projetos sempre que necessário – isso demonstra comprometimento com o resultado final.

#4 Positividade

Uma atitude positiva é capaz de ajudar a manter o foco quando as coisas não acontecem conforme planejado; ajuda a criar uma atmosfera feliz de colaboração e a focar em soluções, ao invés de problemas.

#5 Confiança

É importante, sempre, demonstrar integridade através de honestidade e transparência. As pessoas devem se sentir confortáveis para levantar dúvidas e preocupações, e respeitar o líder por confiarem em suas decisões.

É também uma característica de liderança assumir os sucessos e os fracassos do time. Por isso, é preciso que o líder esteja disposto a arcar com as responsabilidades quando algo não funcionar de acordo com o planejado.

#6 Criatividade

É comum que líderes tenham que tomar um número de decisões sem terem todos os dados disponíveis. Por isso, uma habilidade de liderança é importante é ser capaz de pensar fora da caixa na resolução de problemas.

#7 Comprometimento

Se o líder pretende inspirar e motivar as pessoas ao seu redor, ele também deve ser capaz de ir até o fim para entregar o combinado – mesmo que isto signifique horas extras de trabalho e compromisso com a qualidade das entregas

E como desenvolver tudo isso?

Antes que o potencial candidato desista de enviar sua application diante desta lista extensa de habilidades de liderança, é importante ressaltar que ninguém tem 100% de perfil de liderança o tempo todo.

Um bom líder também erra (e muito) e tem vulnerabilidade para assumir seus erros e fraquezas. O importante, no fundo, é saber da importância destas características e esforçar-se para desenvolvê-las – seja através da prática, lidando com uma equipe, ou no dia a dia, exercitando esta mentalidade de liderança para as decisões do seu cotidiano.

A Fundação Estuar possui um curso que te ajuda a desenvolver a atitude de liderança necessária para ter sucesso neste processo e em outras frentes de sua carreira. Saiba mais!

Dicas de liderança Na Prática

Se você ainda não conhece o portal de carreira da Fundação Estudar, o Na Prática, chegou a hora de conhecer! Isso porque por lá você encontra diversos conteúdos sobre liderança, especialmente esse post que é um verdadeiro guia sobre o assunto:

O que é liderança e por que ela é tão importante para uma carreira de sucesso?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados