Um Projeto: Fundação Estudar
disciplinas inovadoras na HBS

20 matérias mais interessantes das escolas de negócio – e o que elas ensinam

Por Priscila Bellini
15.06.2018

Escolas de negócio de universidades como Harvard, Yale e UPenn levaram prêmio sobre disciplinas inovadoras. Confira a lista de 20 matérias de destaque em instituições americanas e saiba o que cada uma ensina!


Se você tiver de fazer uma lista de coisas que parecem ter se inspirado nas notícias atuais, talvez você inclua episódios da série televisiva Law & Order ou vídeos do rapper Childish Gambino. Cada vez mais, entretanto, as disciplinas de universidades se encaixam nessa categoria. E, de acordo com o Instituto Aspen, um think-tank com sede nos Estados Unidos que investiga assuntos globais relevantes (como economia, política, saúde e igualdade), isso é um progresso.

Todos os anos, o Instituto Aspen reconhece os professores que “pensam fora da caixa” com a premiação Ideas Worth Teaching Awards, para “celebrar os currículos que trazem à vida a promessa de realizar um trabalho com significado nos negócios”. Este ano, o instituto disse, os pesquisadores e acadêmicos por trás de seu Business and Society Program (BSP), “focaram questões sociais tiradas direto das manchetes – como populismo, escassez de água e inteligência artificial – e evidenciaram como e por que esses assuntos têm a ver com negócios”.

Os especialistas do Aspen acreditam que questões como o acesso à moradia merecem integrar o currículo de um curso sobre economia regional, por exemplo. E, ainda, que alunos das business schools devem saber conectar princípios de negócios e gestão a eventos retratados em filmes como O Dia Antes do Fim (no título original, Margin Call, produção de 2011), sobre o começo da grande recessão de 2008.

Este ano, diz Claire Preisser, diretora associada do BSP, os prêmios podem ter uma relevância ainda maior. “Em um período em que os empresários encaram críticas sobre seus papéis diante de questões sociais, esses professores estão desafiando bravamente as ‘normas’ do que é ensinado nas escolas de negócio. E, assim, criando líderes que conseguem navegar nesse ambiente tão incerto”, declarou no anúncio sobre os vencedores.

Conheça as disciplinas inovadoras reconhecidas este ano, e o nome dos professores e universidades responsáveis por ministrá-las

Alternative Economic Models

Sandrine Stervinou, Audencia Business School

Business Ethics: Critical Thinking Through Film 

Jadranka Skorin-Kapov, Stony Brook University College of Business

Economic Growth, Technology, and Structural Change

Peter Kriesler, UNSW Business School, University of New South Wales

Economic Inequality and Social Mobility

James R. Freeland and R. Edward Freeman; Darden School of Business, University of Virginia

Fault Lines and Foresight

Regina M. Abrami, Wharton School, Universidade da Pensilvânia

Human Capital Sustainability

Patrick McHugh, School of Business, George Washington University

Impact Investing and Social Finance

Sara Minard, D’Amore-McKim School of Business, Northeastern University

Intrapreneurship: Leading Social Innovation in Organizations

Jerry Davis and Chris White, Ross School of Business, Universidade do Michigan

Issues in CSR 

Talia Aharoni, Coller School of Management, Universidade de Tel Aviv

Management of Services: Concepts, Design, and Delivery

Zeynep Ton, Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology

Peer to Peer Economies

Melissa L. Bradley, McDonough School of Business, Universidade Georgetown

Prospering Over the Long-Term

Tima Bansal, Ivey Business School, Western University

Reimagining Capitalism: Business and Big Problems

Rebecca Henderson and George Serafeim, Harvard Business School, Universidade Harvard

Sustainability & Environmental Accounting

Dror Etzion, Desautels Faculty of Management, Universidade McGill

Sustainability Tools & Processes for New Initiatives 

Robert Sroufe, Palumbo Donahue Graduate School of Business, Duquesne University

Sustainable Business In Iceland

Andrew J. Hoffman, Ross School of Business, University of Michigan-Ann Arbor

Technological Change at Work

Adam Seth Litwin, School of Industrial and Labor Relations, Universidade Cornell

The End of Globalization?

David Bach, Yale School of Management, Universidade Yale

Urban and Regional Economics

Jaime Luque, Wisconsin School of Business, University of Wisconsin-Madison

Why Business?

Matthew T. Phillips, James Otteson, and Adam S. Hyde, School of Business, Wake Forest University

Este texto foi originalmente publicado pelo site americano Quartz.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo

[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d