//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesConheça as melhores universidades da Suíça

Conheça as melhores universidades da Suíça

Priscila Bellini - 17/06/2018
Comentários:

O país europeu costuma ser lembrado por produtos como queijos e chocolates, além de paisagens emblemáticas, como os Alpes. Mas, há muito mais a aproveitar em terras suíças: a possibilidade de estudar idiomas, por exemplo, já que o país conta com quatro línguas oficiais. E, ainda, as oportunidades educacionais primorosas, já que o país reúne boas instituições de ensino. Se a vontade é estudar por lá, um bom ponto de partida é aprender sobre as melhores universidades da Suíça.

Rankings universitários, como o elaborado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds, indicam quais escolas lideram. O ETH Zurique, líder no país, ficou conhecida como alma mater do físico Albert Einstein. Com uma longa tradição de pesquisa e inovação, as instituições suíças têm muito a oferecer a alunos que vão desde Ciências Exatas até a Teologia.

#1 ETH Zurich ( Instituto Federal de Tecnologia de Zurique)

O topo do pódio entre as melhores universidades da Suíça fica para o ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique). Fundada em 1855, a instituição localiza-se na maior cidade do país e se dedica às áreas de ciência e tecnologia. No ranking mundial de 2019, elaborado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, ela ocupa a sétima posição.

Por trás dos números chamativos, estão anos de tradição. Por exemplo, um de seus ex-alunos brilhantes foi o físico Albert Einstein, que também ministrou aulas por lá. Ele não foi o único que passou pelo ETH e alcançou uma posição de destaque em sua área de atuação. Há, entre os ex-alunos, 21 laureados com o Nobel, um ganhador da medalha Fields e dois vencedores do Pritzker. Atualmente, cerca de 20 mil alunos frequentam a escola – dos quais, 4 mil integram programas de doutorado e mais de 6 mil fazem cursos de graduação.

#2 EPFL – Ecole Polytechnique Federale de Lausanne

No ranking QS, a Escola Politécnica Federal de Lausanne está no 22º lugar, ainda que se classifique como a segunda entre as melhores universidades da Suíça. Localizada ao pé dos Alpes Suíços, a escola é uma instituição “irmã” do ETH. As duas carregam os mesmos eixos de atuação: treinamento, pesquisa e transferência de tecnologias.

Para colocar tais valores em prática, a EPFL oferece 13 cursos de graduação e 24 mestrados. Os alunos podem desfrutar de uma infraestrutura considerável, com centenas de laboratórios e grupos de pesquisa. Outro ponto importante, no caso da EPFL, tem a ver com o ambiente de inovação e formação de novas empresas. Em média, uma startup é criada na escola a cada mês. Entre os anos 2000 e 2017, foram 245 empreendimentos.

#3 Universidade de Zurique

Fundada em 1833, a Universidade de Zurique é considerada a maior instituição de ensino superior do país, com 26 mil estudantes. E também chega ao pódio de melhores universidades da Suíça, segundo o QS ranking de 2019. Já pela classificação mundial, ela chega à posição de número 78.

Por lá, estudaram nomes conhecidos, como o físico teórico Erwin Schrödinger e o historiador Theodor Mommsen, ambos laureados com o Prêmio Nobel. Para estudar na instituição, entretanto, é necessário dominar o alemão, falado na Suíça, para frequentar os cursos – afinal, nem todas as aulas são ministradas em inglês.

#4 Universidade de Genebra

A história da Universidade de Genebra começou em 1559, ao ser fundada pelo teólogo João Calvino. Inicialmente, o foco da instituição era a Teologia e o Direito – até que, em 1873, tornou-se secular. Agora, a universidade ocupa a 108ª posição no ranking mundial do QS, mas está em quarto lugar entre as melhores universidades da Suíça.

Dividida em nova faculdades, a escola também possui centros interdisciplinares, como o Instituto de Estudos Globais e o Centro de Gerontologia. As aulas são ministradas em francês e os alunos devem comprovar proficiência no idioma antes de ingressar na escola. Entre os ex-alunos famosos, estão o linguista Ferdinand de Saussure, o estilista Manolo Blahnik e o ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

#5 Universidade de Bern

A quinta instituição no ranking de melhores universidades da Suíça localiza-se na capital, Berna. Na classificação mundial, lançada pela Quacquarelli Symonds, está em 139º lugar. Atualmente, a escola recebe mais de 10 mil alunos, entre estudantes suíços e internacionais.

Um dos destaques da universidade é a série de centros de excelência. Por exemplo, o Centro Albert Einstein de Física Fundamental e o Centro de Cognição, Aprendizagem e Memória.

Leia também: Como é estudar na Suíça? Brasileiro conta sua experiência

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados