//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoCursosGoverno brasileiro abre inscrições para curso de inglês online e gratuito

Governo brasileiro abre inscrições para curso de inglês online e gratuito

Priscila Bellini - 10/11/2017
Comentários:

O governo brasileiro abriu inscrições para um curso de inglês online e gratuito, o My English Online. Iniciativa faz parte dos serviços oferecidos pelo Idioma Sem Fronteiras, criado pelo Ministério da Educação e responsável por oferecer cursos online e presenciais de vários idiomas, como alemão e espanhol. É possível se cadastrar na plataforma, que oferece materiais interativos para o ensino do idioma, até dia 19 de julho de 2019.

Baseado no MyELT, o programa oferece vários tipos de conteúdo aos estudantes, como leituras graduadas de acordo com o nível de fluência, exercícios de gramática e dicionários. É possível ainda fazer testes de acompanhamento e avançar níveis dentro da plataforma, de acordo com o desempenho no curso.

Quem pode se inscrever no curso de inglês online e gratuito

Para se cadastrar no My English Online (MEO), é necessário se encaixar em alguma das categorias que têm acesso ao Idioma Sem Fronteiras. As vagas estão abertas, portanto, para alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas credenciadas ou parceiras do IsF.

Os professores de educação básica e servidores de instituições parceiras ou participantes do programa IsF também podem se cadastrar, respeitando a critérios específicos.

Os alunos também devem respeitar prazos já estipulados pelo curso. A partir do recebimento, por e-mail, dos dados de acesso, é necessário realizar o cadastro em até 20 dias. O Placement Test, exame que determina qual o nível de inglês do aluno, precisa ser feito também até 20 dias. Para cada um dos cinco níveis disponíveis na plataforma, o aluno conta com 120 dias de duração.

Como funcionam os níveis do My English Online

A plataforma divide os estudantes em cinco níveis diferentes – Iniciante, Básico, Pré-Intermediário, Intermediário e Avançado -, de acordo com os resultados do Placement Test. O último nível foca a preparação para exames padronizados de proficiência, como CAE, FCE e TOEFL. Nesse caso, os três módulos têm material específico de acordo com o teste.

Para quem faz parte dos quatro primeiros níveis, há três partes do curso, além de testes para avaliar o desempenho do aluno. Ao fim de cada etapa do curso de inglês online e gratuito, o estudante recebe um certificado.

Cada nível conta com dicas de estudo de inglês e explicações sobre o tipo de conteúdo a ser estudado. Há ainda um e-book principal, com o conteúdo programático de leitura, compreensão oral e gramática, bem como materiais específicos para cada aspecto do idioma (por exemplo, as habilidades de leitura). Para trabalhar a capacidade de compreensão oral da língua inglesa, o portal disponibiliza vídeos.

Já no nível Avançado, o funcionamento do curso difere um pouco do restante. Nesse caso, há atividades de revisão de conteúdo e preparação para cada teste, bem como seis livros digitais, que contam também com material em áudio e vídeo. Os certificados recebidos referem-se a cada um dos exames de proficiência: TOEFL iBT, FCE e CAE.

Para se cadastrar no My English Online e ter acesso ao curso de inglês online e gratuito, basta fazer o cadastro pelo portal Idioma Sem Fronteiras. Com os dados de acesso em mãos, o aluno já pode acessar a plataforma e verificar as ferramentas, o cronograma do curso e o programa de cada nível.

Já pensou em fazer um intercâmbio de inglês para aperfeiçoar o idioma? Então confira este guia gratuito!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados