InícioPreparaçãoGuiasGuia Gratuito de Preparação para os Exames de Cambridge (FCE, CAE e...

Guia Gratuito de Preparação para os Exames de Cambridge (FCE, CAE e CPE)

Redação do Estudar Fora - 22/07/2022
Comentários:

Os exames de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge são alguns dos mais tradicionais e exigidos em uma série de processos seletivos internacionais e diversos modelos de intercâmbios. Para países anglófonos, isso é feito especialmente por meio de três “famílias” de exames: o IELTS, o TOEFL, os certificados de Cambridge e, mais recentemente, o Duolingo English Test. Aqui, vamos falar mais a fundo sobre os Cambridge Exams: FCE, CAE e CPE.

Possivelmente você já encontrou nas suas buscas sobre exames de proficiência referências sobre as provas aplicadas por Cambridge English. Entretanto, como são diversas opções de exames (25 opções, para ser exato!), podem aparecer dúvidas sobre o mais indicado para cada necessidade. Então, para facilitar a escolha para quem busca o certificado e para ajudar na preparação para cada um deles, aqui estão algumas informações que podem ajudar.

Baixe aqui gratuitamente o e-book “Guia de Preparação para os Exames de Cambridge”

Quem pretende estudar no exterior deve buscar por exames que atendam a partir do nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR). Esses exames moestram que a pessoa é um “usuário” independente do idioma, capaz de se comunicar em todas as habilidades necessárias.

  1. Dentre as opções oferecidas por Cambridge English, os exames que atendem essa necessidade são o Cambridge English: First (FCE), o Cambridge English: Advanced (CAE) e o Cambridge English: Proficiency (CPE).

Leia também: como estudar inglês de graça – do zero à fluência 

Diferentemente dos exames TOEFL e IELTS, em que candidatos com todos os níveis de habilidade realizam a mesma prova e seu “Nível de Fluência” é medido a partir da nota obtida, Cambridge oferece um exame para cada nível de proficiência.

As quatro seções dos Cambridge Exams

Para conquistar a certificação dos Cambridge Exams, é preciso comprovar o nível testado nas quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, compreensão auditiva e produção oral.

Os diferentes exames, porém, oferecem diferentes tipos de questões, com complexidades diferentes. Na seção Reading do FCE, por exemplo, são recorrentes questões que demandam que se completem lacunas com diferentes tipos de palavras ou que se reescrevam frases de uma maneira diferente. Já a mesma seção do CPE — o exame mais avançado — exige a compreensão de textos mais longos e muitas vezes com temas mais complexos, como assuntos acadêmicos ou de ambiente de negócios.

No Guia preparado pelo Estudar Fora, você confere como são as questões de todas as seções dos três exames e também confere dicas de especialistas de como se preparar para eles.

Faça um breve cadastro e baixe gratuitamente o e-book!!

Dicas para exames como o FCE, em vídeo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados