InícioBolsas de EstudoBrazil Conference seleciona estudantes para cobrir evento em Boston com tudo pago

Brazil Conference seleciona estudantes para cobrir evento em Boston com tudo pago

Mariane Roccelo - 08/12/2021
Comentários:

A Brazil Conference, evento realizado pela comunidade brasileira em Boston, Estados Unidos, que promove anualmente um encontro com líderes e representantes do Brasil, está selecionando bolsistas da área de comunicação para participar da próxima edição de 2022. Os selecionados irão para Boston com tudo pago, incluindo visto e passaporte.

Podem se inscrever para as bolsas estudantes universitários “que tenham habilidades de comunicação (redação e entrevista) e audiovisual (produção, gravação e edição de vídeos)”. O selecionados ficarão encarregados de registrar os bastidores da conferência, assim como cobrir o evento e produzir entrevistas. A edição de 2022 será realizada nos dias 9 e 10 de abril e inclui as universidades de Harvard e MIT.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Como funcionam as bolsas para a Brazil Conference

Os bolsistas selecionados terão todos os custos de participação do programa pagos, incluindo:

– Hospedagem;
– Transportes, incluindo as passagens aéreas;
– Alimentação;
– Custos com emissão de visto e passaporte;
– Ingresso para a conferência;
– Imersão e tour em Harvard e MIT;
– Fornecimento dos equipamentos necessários para a realização da cobertura.

Como se inscrever para cobrir a Brazil Conference 2022

Podem se inscrever estudantes com cidadania brasileira, que tenham, pelo menos, 18 anos completos até 28 de fevereiro de 2022, sejam estudante de graduação matriculados em uma universidade brasileira e que provem idoneidade moral e reputação ilibada. Não serão critérios de exclusão: não ter proficiência em inglês; não possuir visto ou passaporte americano; não possuir equipamentos para a cobertura do evento.

De acordo com a produção do evento, os critérios de seleção que serão levados em conta serão as habilidades em comunicação ou audiovisual, pertinência da proposta, clareza, criatividade e originalidade.

Leia também: 10 dicas de filmagem para quem precisa gravar um vídeo de apresentação

São duas categorias de bolsas disponíveis, a audiovisual e de comunicação. Para se inscrever, é necessário se candidatar de forma online através do link (disponível aqui). Durante a inscrição, o candidato deve:

– Preencher um formulário com informações pessoais;
– Preparar um vídeo de apresentação pessoal com duração de 1 minuto, fazer o upload no Youtube como “unlisted” e colocar o link no formulário de inscrição (veja dicas de como preparar seu vídeo de apresentação neste link);
– Enviar o material específico para cada categoria: comunicação ou audiovisual. Os materiais exigidos para cada categoria são:

Candidatos para a categoria de audiovisual:

– Assistir e utilizar qualquer um dos materiais audiovisuais disponíveis no canal da Brazil Conference do Youtube (acesse o canal através deste link);
– Produzir um vídeo com esse material e qualquer material público relacionado destacando os trechos que o candidato julgar “mais relevantes e interessantes para a audiência das redes sociais da Brazil Conference 2022;
– O vídeo deve ter duração máxima de 1 minuto;
– Após produzido, o candidato deve fazer o upload no Youtube como “unlisted” e enviar o link através do formulário.

Candidatos para a categoria de comunicação:

– Escrever um texto de autoria própria com, no máximo, 700 palavras, descrevendo quem o candidato gostaria de ter entrevistado na edição da Brazil Conference 2021;
– Imaginar que, se o candidato pudesse entrevistar 3 palestrantes diferentes, quais seriam as duas perguntas feitas para o entrevistado e os motivos para escolher cada uma delas;
– Enviar o texto em anexo no formulário de inscrição.

Leia também: Santander Universidades traz para o Brasil programa internacional para jovens empreendedores

Após a divulgação dos bolsistas aprovados, os selecionados deverão enviar uma proposta de roteiro para a cobertura. Além dos estudantes que realizarão a cobertura, a Brazil Conference seleciona anualmente embaixadores e colaborados para o evento nos Estados Unidos. Neste link (disponível aqui), é possível conferir como funcionam as bolsas para as edições anuais.

Mais informações sobre o processo seletivo para as bolsas de audiovisual e comunicação podem ser encontradas neste link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 31 de dezembro.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados