InícioConcursosSantander Universidades traz para o Brasil programa internacional para jovens empreendedores

Santander Universidades traz para o Brasil programa internacional para jovens empreendedores

Mariane Roccelo - 01/12/2021
Comentários:

O programa Explorer, uma iniciativa do Santander Universidades que oferece treinamento e acompanhamento de empreendedores, chega pela primeira vez ao público brasileiro. A iniciativa é voltada para projetos de negócios sustentáveis que contribuam para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030. Os participantes receberão um ano de mentoria e, ao fim do programa, podem concorrer à uma viagem para passar uma semana em um centro de inovação europeu em Portugal.

O objetivo do treinamento é permitir que os participantes desenvolvam projetos economicamente sustentáveis “em diferentes indústrias, setores e tipos de organizações”. Para a edição de 2022, participarão projetos de 6 países: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México e Portugal. Assim, além da ajuda para a estruturação e desenvolvimento das iniciativas, os participantes entraram em contato com uma comunidade internacional.

Leia também: Conheça 5 técnicas de liderança desenvolvidas por professor do MIT

Quem pode participar do programa Explorer

Para se inscrever, os participantes devem ter entre 18 e 31 anos, e disponibilidade para dedicar de 8 a 10 horas semanais durante 12 semanas para participar do programa. Além disso, é necessário saber inglês suficiente para acompanhar o treinamento em inglês e não possuir uma empresa constituída.

Na inscrição, os participantes devem se inscrever em duplas ou trios e enviar projetos com ideias inovadoras com foco na solução de um ou mais ODS 2030. Para cadastrar equipes, todos os membros devem realizar a inscrição e assinar com mesmo nome do projeto igualmente.

Como funciona o treinamento

O programa de mentoria com treinamento e acompanhamento acontecerá entre 24 de janeiro e 24 de abril de 2022. Para obter o certificado e concorrer à viagem de uma semana em Portugal, é necessário realizar uma série de tarefas ao longo do programa que serão consideradas “pontos de verificação”.

De acordo com o site do programa “o fato de participar em equipe não isenta nenhum dos integrantes do cumprimento individual das obrigações: inscrições, presença, participação ativa, entregas”.

Leia também: Fundação Obama busca líderes para passar um ano com tudo pago na Columbia University

Os 10 projetos de maior destaque que concluírem o programa concorreram a uma viagem de uma semana para a European Innovation Academy, localizada na cidade do Porto, em Portugal, em julho de 2022.

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030

Os chamados ODS, ou Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, foi um conjunto de objetivos adotados em setembro de 2015 pelos 193 Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU)). A implementação ocorreu a parti de 2016 e abrange tópicos de desenvolvimento econômico, erradicação da pobreza, miséria e fome, inclusão social, sustentabilidade ambiental e boa governança.

Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas de ações globais que devem ser alcançados até 2030, que são acompanhadas em níveis global, regional e nacional por cada nação participante.

Os 17 objetivos são:

  • Erradicação da Pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Igualdade de gênero;
  • Água potável e saneamento;
  • Energia limpa e acessível;
  • Trabalho decente e crescimento econômico;
  • Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Vida na água;
  • Vida Terrestre;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Parcerias e meios de implementação.

Como se inscrever no programa Explorer

Para se inscrever, os participantes devem preencher o formulário de inscrição de registro através deste link (disponível aqui) até o dia 9 de dezembro. Os projetos inscritos receberão um e-mail em janeiro de 2022 informando se o projeto foi ou não aceito. Dúvidas e mais detalhes sobre os critérios de seleção e participação neste link (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados