InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeUniversidade de Praga especializada em meio ambiente é opção acessível para brasileiros

Universidade de Praga especializada em meio ambiente é opção acessível para brasileiros

Mariane Roccelo - 09/12/2021
Comentários:

A Universidade Tcheca de Ciências da Vida de Praga (Czech University of Life Sciences Prague), ou CZU, é uma instituição pública centenária localizada em um dos mais antigos e seguros centros urbanos da Europa, na cidade de Praga, na República Tcheca. Ela oferece diversos cursos de graduação e pós com foco nas áreas relacionadas a questões ambientais. Em meio à crescente preocupação com as consequências do aquecimento global, a tendência para os próximos anos é que essa área atraia cada vez mais a atenção do mundo. 

Alinhada com questões de sustentabilidade, a instituição foi eleita a universidade mais sustentável da República Tcheca em 2020 e a 28ª da Europa, de acordo com o UI Green Metric World University Ranking. Com foco nas questões ambientais, a CZU tem uma Faculdade de Meio Ambiente e uma única instituição dentro da Faculdade de Ciências Agrárias Tropicais com pesquisa sobre zonas climáticas temperadas.

Leia também: Santander Universidades traz para o Brasil programa internacional para jovens empreendedores

Além disso, a universidade chama a atenção pelo tamanho e particularidades: ela abriga uma cervejaria própria, 110 mil m² de plantação de videiras, 46.000 m² de floresta e mais 120 mil m² arborizados, 700.000 m² de viveiros de peixes, um jardim central e até um castelo. Outra atração da universidade é a presença de alpacas (sim!) dentro do campus. 

Como é a Czech University of Life Sciences Prague

Ao todo, a CZU é formada por 6 faculdades e 1 instituição: Faculdade de Ciências Ambientais, Faculdade de Economia e Gestão, Faculdade de Agrobiologia, Alimentos e Recursos Naturais, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências Florestais e da Madeira,  Faculdade de Agriciências Tropicais e o Instituto de Educação e Comunicação. Nela, estudam cerca de 18 mil alunos, sendo 10% deles estudantes internacionais. 

Criada em 1º de julho de 2007, a Faculdade de Ciências Ambientais é dividida em seis departamentos que cobrem todo o campo da educação e ciências CZU. Atualmente, a instituição oferece programas de bacharelado, mestrado e doutorado. No bacharelado, as aulas são lecionados nas línguas tcheca e inglesa.

Leia também: Universidade de Cambridge homenageia Paulo Freire com escultura inédita

Vários cursos da graduação e da pós-graduação são voltados especificamente para quem deseja seguir a área ambiental e as aulas são lecionadas em inglês. A seguir, falamos um pouco sobre os programas da Faculdade de Ciências Ambientais sobre meio ambiente e como utilizar data science para trabalhar essas questões. 

A seguir, confira os conteúdos de cada um dos cursos de graduação e mestrado da Faculdade de Ciências Ambientais CZU.

Biblioteca da Czech University of Life Sciences Prague

Cursos de graduação

Engenharia Ambiental: focado em promover uma complexa compreensão sobre proteção ambiental com ênfase em gestão de recursos naturais. O programa aborda Ciências da terra, química ambiental e remediação de contaminação ambiental, conhecimento de softwares e dados ambientais. Desafios recentes decorrentes das mudanças climáticas, planos espaciais, planos de gestão, política de conservação e estudos governamentais e regulatórios semelhantes. 

Ciência de Dados Ambientais: big data para proteção de recursos naturais e melhoria de vida das populações. Ciência de Dados Ambientais (BEDS) para observar e analisar a terra, água, ar e biosfera. História da biologia, desenvolvimento de ações, resolução de problemas, design colaborativo, gerenciamento de projetos e pensamento criativo voltado para os desafios ambientais atuais e futuros.

Cursos de mestrado

Modelagem Ambiental: avaliação de risco de seca, poluição do ar e extremos ambientais, do risco de inundação, impactos das mudanças climáticas nos recursos hídricos, design eficiente de medidas de adaptação ou o transporte de contaminantes, matemática aplicada, estatística e informática com a compreensão dos processos relacionados à atmosfera, solo, águas superficiais e subterrâneas, águas subterrâneas e transporte de contaminantes.

Conservação da Natureza: aberto para bacharéis com formação em ecologia, biologia, zoologia, botânica, biologia da conservação, ecologia da paisagem ou ciências ambientais. Pesquisa na conservação da natureza, gestão de recursos aplicada e baseada na teoria, recursos naturais sustentáveis, conservação da biosfera, ecologia de paisagem aplicada, recuperação de terras, gerenciamento de jogo e métodos de avaliação ambiental. Legislação, economia e o uso de ferramentas de SIG. 

Leia também: O que define um bom desempenho acadêmico para as universidades?

Geociências Ambientais: ciências da Terra, geologia, geoquímica ambiental, hidrogeologia ambiental e paleoecologia. Procedimentos analíticos modernos, comportamento dos poluentes em compartimentos ambientais, remediação de locais contaminados, evolução dos ecossistemas.

Planejamento Paisagístico: aquisição de habilidades práticas, planejamento paisagístico, ecologia da paisagem e arquitetura da paisagem, planejamento do uso sustentável da terra e na gestão de recursos, engenharia e design paisagístico, planejamento espacial, gestão da terra, história da paisagem, ArcGIS, ecossistemas aquáticos, solos e controle de erosão e recuperação de terras.

Como se inscrever para a Faculdade de Ciências Ambientais

As inscrições tanto para os programas de mestrado quanto para a graduação da CZU são simples, basta submeter a documentação exigida dentro do prazo.O procedimento de admissão em ambos é realizado em duas fases. 

Campus da CZU

Na primeira, os candidatos são avaliados com base no histórico acadêmico, relevância do estudo para o programa selecionado e outros materiais fornecidos pelo candidato. Também será levado em conta os resultados do teste General Academic Prerequisites (GAP). Na segunda fase, os candidatos selecionados são entrevistados e as cartas de motivação são avaliadas. Aqui, você pode conferir mais informações sobre os processos de admissão.

  • Diploma do ensino médio com tradução em inglês e transcrição de documentação – para os candidatos de graduação;
  • Diploma da graduação com tradução em inglês e transcrição dos documentos da graduação – para os candidatos de mestrado;
  • Uma carta de motivação em inglês;
  • Currículo Vitae em inglês;
  • Uma carta de recomendação em inglês.

Os programas da faculdade são bastante acessíveis para brasileiros e custam entre CZK 10.000 (cerca de R$ 2.520) até CZK 20.000 (cerca de R$ 4.155) por ano para todos os estudantes. Além disso, a universidade oferece possibilidade de bolsas de estudo. 

Para mais informações sobre as inscrições nos programas de graduação em inglês, acesse este link (disponível aqui). Para mais informações sobre as inscrições nos programas de mestrado em inglês, acesse este link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 24 de janeiro de 2022.

Contato para informações:
International Relations Office
Czech University of Life Sciences Prague
Kamýcká 129, 165 00  Praha – Suchdol
Tel.: +420 224 383 685
E-mail: [email protected], www.fzp.czu.cz
Office room: Z219 a

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados