//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeUniversidade da Bélgica oferece bolsa de mestrado a candidatos de fora

Universidade da Bélgica oferece bolsa de mestrado a candidatos de fora

Marcela Marcos - 09/03/2023
Comentários:

Falar sobre a Bélgica é automaticamente falar sobre política. Tendo sua capital, Bruxelas, como sede do governo da União Europeia, o país europeu também centraliza instituições como o Conselho Europeu e a Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan), o que leva muitas pessoas a pensar em estudar na Bélgica.

O que muitos podem não saber, porém, é que para além da efervescência política, a Bélgica também se destaca por itens como diversidade e qualidade na educação – este último atestado por rankings como o QS. Isso porque, em um mesmo país, estão três grupos linguísticos distintos: francês, holandês e alemão. As escolas belgas acolhem estudantes estrangeiros em programas de intercâmbio, graduação e pós consagrados internacionalmente.

Pretende fazer mestrado fora do país e começou a considerar estudar na Bélgica? Então não deixe de conferir a opção de bolsa de estudos da Ghent University, que está com inscrições abertas!

Já pensou em estudar em Bruxelas? Brasileiro conta sua experiência!

Como concorrer às bolsas para estudar na Bélgica

Com mais de 200 anos de existência, a Ghent University (também conhecida como UGent) oferece auxílio financeiro aos melhores colocados para o processo seletivo de mestrado – cujos programas, em inglês, são nas áreas de Biociência e Engenharia. Alunos brasileiros são elegíveis para a candidatura.

Entretanto, não existe um formulário específico para concorrer a essa bolsa, uma vez que a própria universidade se encarrega de conceder o apoio financeiro aos primeiros colocados. Anualmente, cerca de 10 bolsas desse tipo são disponibilizadas por ano. O valor é de 1000 euros por mês, além da cobertura de despesas do estudante com saúde e com responsabilidades civis no território belga.

Conheça os programas de mestrado da Ghent University aqui.

E mais:

Conheça as melhores universidades da Bélgica

“Não é preciso ter uma trajetória linear”, diz bolsista de doutorado na Bélgica

Critérios de seleção para o mestrado da Ghent University

Os candidatos aos programas de mestrado – e, consequentemente, às bolsas – da universidade precisam ter diploma de bacharelado no ato da inscrição. Não existe limite de idade para se inscrever. No entanto, a instituição dará preferência a estudantes de até 40 anos para receber o auxílio financeiro.

Os critérios de admissão dependem do programa de mestrado escolhido, mas, em geral, será preciso enviar o currículo, certificado de proficiência em inglês (como TOEFL, IELTS e CAE) e também atestar conhecimentos básicos em matérias correlatas ao curso de interesse (como física e biologia).

Todas as informações sobre a application para mestrado na Ghent University podem ser encontradas nesta página. O prazo final para se inscrever é 1º de abril.

 

Na foto: região de Ghent, em Flanders, na Bélgica.  / Crédito: Wikimedia Commons

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados