InícioConhecimentos geraisAs obras que entraram em domínio público em 2023: clássicos da literatura...

As obras que entraram em domínio público em 2023: clássicos da literatura e do cinema

Redação do Estudar Fora - 10/03/2023
Comentários:

Todos os anos, obras internacionalmente famosas entram em domínio público dentro e fora do Brasil. Por aqui e em todos os países signatários da chamada Convenção de Berna — evento onde foi estabelecido o reconhecimento do direito autoral — a obra se torna pública, livre e gratuita após setenta anos o falecimento do autor ou do último co-autor em casos de produções coletivas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Para algumas obras audiovisuais, músicas gravadas, livros e textos publicados, as datas para entrarem em domínio público pode variar para menos de 70 anos da morte do autor. No Brasil, por exemplo, uma obra audiovisual se tornam públicas após 70 anos de sua primeira divulgação. Confira a seguir alguns dos principais livros e filmes que se tornaram públicas no início deste ano.

Livros que entram em domínio público em 2023

  • Virginia Woolf – “Ao Farol”

Publicado em 1927, o livro da britânica Virginia Woolf é considerado uma das melhores obras em língua inglesa já escritas. Ao mostrar a vida interior dos personagens, o romance se firmou como um dos principais marcos do modernismo na literatura.

  • Arthur Conan Doyle – “Histórias de Sherlock Holmes”

O livro é um compilado de 12 contos com histórias de Sherlock Holmes, o detetive mais famoso de todos os tempos. Foi publicado originalmente entre 1921 e 1927, na Strand Magazine.

  • Sigmund Freud – “O Futuro de uma Ilusão”

No ensaio, o pai da psicanálise fala de modo crítico sobre as origens das religiões (que ele considera um tipo de ilusão) e sobre as funções que elas cumprem no mundo.

Leia também: As obras que entraram em domínio público em 2022: lista inclui 2 prêmios Nobel e até o Ursinho Pooh

  • Marcel Proust – “Tempo Recuperado”

É o sétimo e último volume da obra “Em busca do tempo perdido”, publicada em volumes. O livro é considerado uma das mais importantes obras da literatura mundial.

  • Franz Kafka – “Amerika”

Escrito em 1910, foi publicado em 1927. É o primeiro romance de Kafka, mais conhecido por sua obra “A Metamorfose”. Mesmo não sendo sua obra mais famosa, “Amerika” faz sucesso no meio da crítica literária. 

Filmes que entram em domínio público

  • “Metropolis”, de Fritz Lang

Uma das principais obras do expressionismo alemão, o filme de ficção científica foi lançado em 1927, mas se passa em um futuro distópico em 2026.

  • “O Cantor de Jazz”, de Alan Crosland

O filme norte-americano é o primeiro longa falado da história. É um drama musical sobre um cantor de jazz que foge da família conservadora.

Onde achar as obras em domínio público

No Brasil, é possível procurar por obras em domínio público aqui. Há um acervo de mais de 120 mil obras gratuitas. Para trabalhos internacionais, você pode acessar este site.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados