//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesConheça as melhores universidades da Bélgica

Conheça as melhores universidades da Bélgica

Priscila Bellini - 06/07/2018
Comentários:

O país europeu pode parecer pequeno, em uma espiada rápida no mapa. São cerca de 30 mil quilômetros quadrados de área, um tamanho aproximado ao estado de Alagoas. Apesar das dimensões geográficas, a região ganha os holofotes por sua relevância política. Por exemplo, sua capital Bruxelas é a sede de governo da União Europeia. Some-se a isso a centralidade da Bélgica em instituições como o Conselho Europeu e a Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan).

Para além da política, o país destaca-se pela diversidade e pela qualidade da educação. Afinal, em um mesmo país, estão três grupos linguísticos distintos: francês, holandês e alemão. As escolas belgas acolhem estudantes estrangeiros em programas de intercâmbio, graduação e pós consagrados internacionalmente.

Não bastasse a qualidade do ensino, atestada por rankings como o QS, a capital belga figura entre as 50 melhores cidades para universitários. Entre as melhores universidades da Bélgica, a liderança fica para a tradicional Universidade Católica de Leuven. Mas não é só a KU Leuven que recebe os louros, nesse caso. Instituições como Ghent e a Católica de Louvain também aparecem nas listagens mundiais todos os anos.

Conheça as melhores universidades da Bélgica e no que elas se destacam

#1 Universidade Católica de Leuven

A líder belga figura, na edição de 2019 do QS Ranking, em 81º lugar. Em termos geográficos, localiza-se em uma cidade pequena homônima, na região de Flanders. Em termos históricos, a KU Leuven se originou da primeira instituição de ensino superior belga, a antiga Universidade de Leuven. Essa primeira escola foi fundada em 1425, mas fechada em 1797, no período napoleônico. Reabriria as portas 37 anos depois, com o novo nome.

Atualmente, um dos destaques da Católica de Leuven vem da área de pesquisas. O órgão KU Leuven Reasearch & Development concentra iniciativas em áreas como engenharia e humanidades. Em resumo, a missão da entidade é conectar a pesquisa universitária a aplicações reais.

#2 Universidade Ghent

O segundo lugar no pódio das melhores universidades da Bélgica fica para Ghent, instituição fundada em 1817. Na listagem mundial elaborada pelo QS Ranking para 2019, ela está na posição 138. Assim como Leuven, a instituição localiza-se na região de Flanders, onde se fala holandês. 

Ghent concentra mais de 41 mil alunos, distribuídos em 11 faculdades e mais de cem departamentos. Entre os aspectos mais importantes da universidade, está o investimento em pesquisa. Não faltam iniciativas em áreas como biotecnologia e engenharia, por exemplo.

#3 Universidade Católica de Louvain

A instituição fica em terceiro lugar entre as melhores universidades da Bélgica e pode ser chamada de “irmã” da KU Leuven. As tensões na década de 60 fizeram com que a escola de Leuven, de maioria holandesa, tivesse um racha. Assim, surgiu outra universidade, de influência francesa, batizada como Católica de Louvan. Hoje, ambas figuram em rankings internacionais – sendo que Louvain aparece na posição 165, na listagem mundial do QS.

Um dos projetos que ganham destaque, na universidade, é o CLL. Trata-se de um centro de línguas criado para atender outros alunos que não os matriculados em cursos superiores da instituição, além de crianças e profissionais. Hoje, a iniciativa oferece cursos de mais de 30 línguas diferentes, incluindo a francesa, alemã e holandesa. 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados