InícioBolsas de EstudoBolsas para mestrado em ecologia na Alemanha, do DAAD

Bolsas para mestrado em ecologia na Alemanha, do DAAD

Gustavo Sumares - 10/06/2019
Comentários:

O serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) está oferecendo até oito bolsas de estudo para mestrado na Alemanha, na área de ecologia e conservação. As bolsas são para o programa de mestrado em Ecologia da Paisagem e Conservação da Natureza (ou LENC na sigla em inglês) oferecido pela Universidade de Greifswald, no nordeste da Alemanha. As inscrições vão até 15 de dezembro.

As bolsas de estudo para mestrado na Alemanha do DAAD oferecem um valor mensal de €750 (cerca de R$ 3.300) e subsidiam os custos de estudo e pesquisa do candidato, além de suporte para a família do bolsista. Cobrem também as despesas com passagem aérea, seguro de saúde na Alemanha, e um curso de alemão de dois meses antes do início dos estudos (em agosto de 2020, segundo o edital).

Leia também: 7 países em que é possível estudar de graça – ou quase

O programa da Universidade de Greifswald tem foco em pesquisa (é um M.Sc., e não um M.A.). Embora seja principalmente sobre ciências naturais, ele também aborda temas das ciências humanas e sociais para entender a questão ambiental de forma mais abrangente. Segundo a universidade, ele é voltado para pessoas que queiram seguir carreira em organizações de conservação natural, escritórios de planejamento ambiental ou empresas privadas com esse mesmo objetivo. E é ministrado em inglês.

Quem pode se candidatar

São elegíveis para as bolsas pessoas que tenham concluído a graduação há, no máximo, seis anos. Além disso, é necessário demonstrar ao menos dois anos de experiência de trabalho (não necessariamente na área do curso), em empresas privadas ou órgãos estatais.

Esse comprovação deve ser feita, na candidatura, por meio de um documento bem específico. Deve ser uma carta do seu empregador citando seu cargo atual, o período e a regularidade da sua contratação (por exemplo: mensalmente de maio de 2015 a junho de 2019) em papel timbrado do seu empregador, com carimbo e assinatura. Estágio não conta, nesse caso. O ideal é que o documento também inclua uma carta de recomendação do seu atual empregador e uma promessa de recontratação ao fim do programa de mestrado.

Leia também: Tire suas dúvidas sobre como fazer a graduação na Alemanha

Candidatura

Para se candidatar às bolsas de estudo para mestrado na Alemanha, é preciso enviar por e-mail para o endereço [email protected] os seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura do DAAD preenchido, assinado e datado;
  • CV no modelo Europass assinado, datado e com foto;
  • Carta de motivação com referência ao seu atual trabalho e ao motivo da escolha do programa de mestrado;
  • Cartas de recomendação (idealmente uma do atual empregador e uma de um professor universitário);
  • Comprovante de experiência de trabalho (conforme já descrito);
  • Comprovante de proficiência em inglês (nota mínima de 6 no IELTS, 550 no TOEFL paper-based, 213 no TOEFL computer-based ou 80 no TOEFL internet-based);
  • Cópia do diploma (com tradução certificada);
  • Cópia do histórico escolar (com tradução certificada);

Os documentos devem ser enviados até 15 de dezembro. A decisão dos bolsistas escolhidos será emitida até março de 2020, de acordo com a universidade.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados