//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoDia Internacional da Mulher: 17 programas e organizações que oferecem bolsas exclusivas...

Dia Internacional da Mulher: 17 programas e organizações que oferecem bolsas exclusivas para elas

Gustavo Sumares - 08/03/2024
Comentários:

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher. A data é uma ótima oportunidade para que celebremos as conquistas das mulheres que lutaram (e continuam lutando) para reduzir a desigualdade social que ainda as separa dos homens. Mas também é o momento de refletir sobre como é possível tratar a desigualdade que ainda existe.

Uma das maneiras de superar essa desigualdade é buscando educação. E, felizmente, há uma série de iniciativas que visam promover a inclusão de mulheres em áreas competitivas do mercado de trabalho, com o intuito de aumentar sua presença em setores estratégicos da economia.

Por isso, destacamos a seguir 17 programas ou organizações que oferecem bolsas exclusivas para mulheres e outras oportunidades para que elas estudem fora. Se você pretende estudar fora, vale a pena ficar de olho nessas referências para aproveitar as oportunidades que elas oferecem! Confira:

American Association of University Women (AAUW)

A American Association of University Women é líder, nos Estados Unidos, na promoção de igualdade e educação para meninas e mulheres. Todos os anos, ela concede cinco bolsas para estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado. As bolsas são oferecidas para mulheres não americanas que desejem cursar uma pós-graduação, mestrado ou doutorado em tempo integral em instituições americanas.

Segundo o site oficial da AAUW, a preferência é dada às candidatas que trabalhem em prol da igualdade de gênero, seja em sua carreira profissional, seja em atividades comunitárias. As estudantes devem ter desempenho acadêmico exemplar e perfil de liderança em sua área de atuação, como negócios, academia e indústria.

British Council scholarships for women in STEM

British Council, instituição pública criada pelo governo do Reino Unido com objetivo de fomentar a cultura e língua inglesa pelo mundo, oferece um programa de bolsas de mestrado para mulheres que possuem graduação na área conhecida como STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineer and Mathematics).

O objetivo do programa British Council scholarships for women in STEM é aumentar a participação de mulheres nas carreiras em STEM, área que historicamente tem pouca representatividade feminina no mercado de trabalho e na academia. As bolsas estão com inscrições abertas até o dia 30 de abril.

Faculty for the Future Fellowship

Da Fundação Schlumberger, o programa Faculty for the Future Fellowship existe desde 2004, e tem o objetivo de apoiar mulheres de países em desenvolvimento que desejem fazer um PhD ou desenvolver pesquisa na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Também são elegíveis mulheres que desejem fazer o pós-doutorado no exterior.

As bolsas exclusivas para mulheres variam de acordo com as necessidades financeiras da estudante. Podem cobrir desde os valores de anuidade, como também custos de vida e passagens aéreas. Ao todo, o apoio financeiro pode somar 50 mil dólares americanos anuais. A renovação do benefício acontece anualmente, mediante comprovação de bom desempenho acadêmico.

Programa Science Ambassador

Lançado pelo Cards Against Humanity, o programa Science Amabassadortem o objetivo de aumentar o número de mulheres atuando nas áreas que se encaixam na sigla STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na versão em inglês). E, para isso, o programa oferece bolsas exclusivas para mulheres nessas áreas.

O auxílio cobre os gastos com anuidade em universidades dos EUA para alunas que já estejam na graduação ou no último ano do Ensino Médio, às vésperas da application. A única exigência para concorrer à bolsa é de que a estudante faça o curso completo voltado a uma área que se encaixe na sigla STEM.

Prêmio Viva Seu Sonho

O Prêmio Viva Seu Sonho, da Soroptimist (ou, no nome em português, a Soroptimista Internacional das Américas) é direcionado a mulheres que sejam mães, chefes de família, tenham baixa renda e estejam cursando ou tenham sido aceitas em cursos de graduação. Aquelas que são contempladas pela premiação recebem de 3 a 10 mil dólares.

Uma das vantagens do prêmio, que existe desde 1972, vem da possibilidade de aplicá-lo a vários tipos de despesa. Se a estudante já possui uma bolsa da universidade para arcar com a tuition, por exemplo, pode usá-lo no pagamento de transporte, livros e mesmo cuidados com os filhos. Desde a criação da iniciativa na década de 70, a Soroptimist já distribuiu 30 milhões de dólares em apoio financeiro para milhares de mulheres.

Margareth MacNamara Education Grants

A Margareth MacNaramara Education Grants é uma organização sem fins lucrativos que dá bolsas a “mulheres excepcionais de países em desenvolvimento com pelo menos 25 anos de idade matriculadas em universidades nos EUA e Canadá”, além de algumas instituições na América Latina e África do Sul.

Entre os benefícios, estão o prêmio com valores de 7 a 15 mil dólares, além da participação na rede das estudantes já contempladas pelas bolsas Margaret McNamara. As bolsas são sustentadas por doações, em especial do Banco Mundial. Outra fonte de verba para os MMEG é a Feira Internacional de Artes e Ofícios, que ocorre em Washington pouco antes das festas de fim de ano.

Forté Fellows Program

A Forté é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é dar oportunidade a mais mulheres nos programas de MBA (Masters of Business Administration). Atualmente, são mais de 5 mil estudantes contempladas com bolsas, somando mais de 110 milhões de dólares de investimento da Forté.

Além do apoio financeiro para permanecer nas universidades, as selecionadas são indicadas para empregos na área, nas empresas que patrocinam a iniciativa. Com isso, egressas de MBA assumem cargos de liderança em companhias como a Amazon, a ExxonMobil, o Citi e o Deustche Bank.

(ISC)² Women’s Scholarships

O (ISC)² é o principal consórcio internacional de certificação em segurança de sistemas de informação, e oferece bolsas de estudo de graduação e pós-graduação exclusivamente para mulheres no valor de US$ 5 mil com o objetivo de aumentar a presença feminina no mercado de cibersegurança.

Os valores das bolsas serão repassados diretamente às instituições de ensino para custos de mensalidade, taxas e material didático.

FINCAD Women in Finance

A organização FINCAD promove anualmente o prêmio “Women in Finance”, que visa estimular que mais mulheres busquem oportunidades de estudo de pós-graduação em finanças. A bolsa de estudos é um prêmio de 20 mil dólares e podem se candidatar a elas mulheres de todas as idades e países que estejam atualmente matriculadas ou cursando um programa de pós-graduação em Finanças (como mestrado ou doutorado).

Elizabeth Neuffer Fellowship

A Elizabeth Neuffer Fellowship, bolsa voltada para mulheres jornalistas, foi criada em 2004 pela International Women’s Media Foundation (IWMF). A iniciativa homenageia a jornalista Elizabeth Neuffer, correspondente do Boston Globe que morreu durante reportagem no Iraque em 2003. O programa é voltado a mulheres jornalistas que concentram seu trabalho em questões de direitos humanos e justiça social.

Ao longo de 7 meses, as profissionais selecionadas realizarão pesquisas e participarão de cursos no Centro de Estudos Internacionais do Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de participarem de estágios no The Boston Globe e The New York Times. A lista de benefícios da bolsa inclui custos de moradia, alimentação, transporte, seguro saúde, passagens aéreas e visto americano.

Kim Wall Memorial Fund

O Kim Wall Memorial Fund, também criado pela IWMF, é um fundo criado para homenagear a jornalista sueca Kim Wall, assassinada em exercício da função em 2017. Ele oferece uma bolsa de US$ 5.000 para jornalistas mulheres com pelo menos três anos de experiência.

O intuito da bolsa é cobrir custos referentes à realização de uma reportagem, em meio não especificado, relacionada aos temas que Wall cobria, que incluem “culturas marginais” e “as subcorrentes da rebelião”. É necessário falar inglês para poder se inscrever.

Global Summit

Uma das causas da opressão das mulheres é o fato de que elas frequentemente são excluídas dos principais espaços de decisão política. É com isso em mente que a organização Fora – Network for Change realiza o programa Global Summit: a ideia é promover uma reunião de mulheres talentosas, todos os anos, no mesmo local (e na mesma época) em que acontece a reunião do G20 (cúpula das 20 maiores economias do mundo).

O programa é voltado para mulheres com 18 a 24 anos de idade, e leva as candidatas selecionadas para participar do encontro com tudo pago. .

JAUW – Japanese Association of University Women

A JAUW é uma associação japonesa voltada para a promoção da educação de meninas e mulheres, e que visa permitir que elas usem seu conhecimento para causar impacto positivo na sociedade japonesa.

Como parte desse objetivo, a associação oferece todo ano bolsas de estudo de intercâmbio no Japão para mulheres. As bolsas são para um período de 4 a 6 meses de estudo, e mesmo mulheres que não tenham nenhum conhecimento da língua japonesa podem se candidatar. No entanto, é necessário já ter mestrado na sua área de atuação. As inscrições para a próxima edição do programa estão abertas até 31 de março.

IPRA – International Peace Research Association

A missão da IPRA é promover pesquisa sobre paz por meio de investimento em pesquisas sobre as causas de conflitos armados e alternativas pacíficas para resolução de conflitos. E parte desses investimentos são feitos por meio de bolsas de estudo, incluindo um programa exclusivo para mulheres.

Trata-se da Senesh Fellowship, estabelecida pelo professor Larry Senesh em homenagem à sua falecida esposa. Ela contempla duas mulheres com bolsas de estudo de US$ 5 mil por ano, ao longo de dois anos. Para concorrer, é necessário já ter sido aceita em um programa de pós-graduação relacionado aos temas da associação (ou estar cursando o programa).

J. Walter Thompson

Diferentemente de outras organizações essa lista, a J. Walter Thompson é uma agência de publicidade. Mas assim como as outras organizações dessa lista, ela tem uma bolsa de estudos que é concedida exclusivamente a mulheres. Trata-se da Helen Landsdowne Resor Scholarship, cujo nome homenageia uma pioneira no mercado de publicidade que ajudou muitas mulheres no começo do século XX a se colocarem num mercado dominado por homens.

A bolsa é voltada para mulheres que estejam fazendo graduação, pós-graduação ou mesmo um curso livre em áreas criativas (como artes, design, cinema ou publicidade), e tem valor de US$ 10 mil. Ela é oferecida anualmente e as inscrições costumam se encerrar por volta de junho a cada ano.

Zonta International Foundation

A Zonta International Foundation tem uma série de programas que visam apoiar mulheres em diversas áreas. Um deles é a Amelia Earhart Fellowship, um programa de bolsas de estudo que anualmente contempla 30 mulheres que estejam estudando na área aeroespacial em nível de pós graduação.

O nome da bolsa é uma homenagem a Amelia Earhart, uma aviadora pioneira e a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. A bolsa tem valor de US$ 10 mil e pode ser concedida a mulheres que estejam estudando em áreas como engenharia aeronáutica, física, geologia, astronomia, ou que estejam na área de negócios com pesquisas relacionadas à indústria aeroespacial.

Universidade de Liverpool

Muitas bolsas de estudo exclusivas para mulheres existem para ampliar a participação feminina em áreas das quais elas são tradicionalmente excluídas. É o caso das bolsas exclusivas para mulheres da Universidade de Liverpool para seu MBA em Football Industries, um curso voltado para estudantes que queiram seguir carreira em áreas relacionadas aos negócios do futebol.

As bolsas cobrem integralmente o valor do curso (que pode chegar a mais de 23 mil libras) e costumam ser oferecidas na metade do ano, com as inscrições se encerrando por volta de julho.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados