InícioGraduação5 aulas das melhores universidades do mundo que você pode assistir online...

5 aulas das melhores universidades do mundo que você pode assistir online (e de graça!)

Priscila Bellini - 26/10/2017
Comentários:

Um dos fatores que leva instituições a serem consideradas melhores universidades do mundo em um ramo são, é claro, as aulas oferecidas. Afinal, são professores de renome, que se destacam por didática e por pesquisas em suas áreas de atuação, somados a alunos engajados. Some-se a isso a lista de materiais bem selecionados, com a bibliografia extensa para complementar o conteúdo dado em aula.

E esse conteúdo não fica restrito aos muros da universidade. Muitas instituições de ponta, como Harvard e Yale, disponibilizam as aulas em plataformas como o Coursera e o Youtube, de forma totalmente gratuita.

Conheça algumas das aulas das melhores universidades que são oferecidas online – e que vão de introdução à computação até História.

Teoria dos Jogos, em Yale

Ministrada por Ben Polak, essa aula do departamento de Economia integra o canal YaleCourses, com palestras e cursos completos da Universidade Yale. Durante o curso, Polak usa situações baseadas em filmes ou em História Antiga para explicar os princípios desse ramo da matemática. Entram em cena conceitos famosos, como o Equilíbrio de Nash, e aspectos fundamentais de pensamento estratégico.

Esse não é o único achado do canal, que deixou disponíveis aulas voltadas à História da Pintura e palestras sobre Biologia e evolução. Outro destaque no YaleCourses vem da matéria Human Emotions, dividida em dezenas de vídeos conduzidos por June Gruber, do departamento de Psicologia. Ao longo do curso, os alunos tratam de questões essenciais sobre o que (e por que) seres humanos sentem, formas de controlar as emoções e aspectos da neurociência.

“Justiça: o que é o certo a fazer?” em Harvard

O curso batizado de “Justice” já é tradição na instituição americana. Idealizado pelo professor Michael Sandel, traz provocações e debates sobre questões ligadas às leis, à filosofia política e, claro, à noção de justiça. Há, durante as aulas, exemplos de discussões recentes e casos controversos.

Vale lembrar que Harvard, uma das melhores universidades do mundo, já disponibilizou cursos completos em seu canal no Youtube e iniciativas de ensino à distância. A matéria mais popular da instituição, introdutória à Ciência da Computação, já tem canal próprio e material disponível online.

Teoria da relatividade, em Stanford

Para quem sempre quis entender melhor essa teoria que revolucionou a Física, o curso ministrado em Stanford é uma boa pedida. Comandado por Leonard Susskind, o curso se debruça sobre conceitos de espaço e tempo, e cobre desde conceitos mais básicos da Física Mecânica até chegar à Física Quântica e à Teoria da Relatividade. Não é necessário ser um gênio, nem pagar para assistir às aulas.

Introdução à Ciência da Computação, no MIT

A professora Ana Bell, do Massachussetts Institute of Technology, apresenta conceitos básicos de computação nesse curso. As aulas partem de discussões mais simples, como o conceito de computação, e avançam para o aprendizado de linguagens de programação como Python. As lições são voltadas a alunos que saibam pouco (ou nada) sobre códigos e programação, e também tem materiais disponíveis no site do MIT.

A história do mundo desde 1500, em Columbia

Os interessados em História podem aproveitar o curso ministrado pelo professor Richard Bulliet, da Universidade Columbia. Veterano no ensino de História na instituição, onde dá aulas desde 1978, Bulliet explora os acontecimentos na Europa, na Ásia e na África. Os debates passam pela Revolução Industrial e chegam até discussões sobre a Guerra Fria.

Conheça algumas das melhores universidades do mundo neste e-book gratuito sobre a Ivy League!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados