InícioPreparaçãoIdiomasQual a aceitação dos exames de Cambridge FCE, CPE e CAE no...

Qual a aceitação dos exames de Cambridge FCE, CPE e CAE no exterior?

Colunista do Estudar Fora - 07/10/2022
Comentários:

Por Alberto Costa, de Cambridge English*

O certificação internacional de proficiência em língua inglesa é quase uma obrigatoriedade para quem quer estudar fora. A comprovação da fluência é solicitada em praticamente todos processos seletivos de admissão das instituições estrangeiras. Os exames mais comuns são o TOEFL e o IELTS, entretanto, a Universidade de Cambridge oferece outras opções de exames: o FCE, CPE e CAE.

Ter uma comprovação de fluência pode contribuir para outros aspectos da experiência de estudar no exterior – como a facilidade de obtenção do visto, por exemplo. Os certificados emitidos por pela Cambridge Assessment English, departamento responsável pelos exames, podem facilitar a tirada do visto. Além disso, esses certificados de proficiência são aceitos em diversos países e podem representar uma alternativa aos exames mais tradicionais.

Leia também: Guia de idiomas e 9 dicas de como aprender línguas em casa

Confira algumas particularidades deles em alguns dos destinos mais procurados pelos brasileiros:

Aceitação dos Exames de Cambridge na Nova Zelândia

Na terra dos Kiwis, nome dos habitantes locais em homenagem a um pássaro típico da região, 100% das Universidades aceitam o certificado do exame Advanced (CAE) para admissão dos cursos de graduação e para grande parte das opções de extensão e especialização. O nível mais alto, CPE, também é aceito.

Além disso, o Advanced (CAE) e o First (FCE), que correspondem ao domínio intermediário do idioma, podem ser utilizados para solicitar o visto Pathway Student Visa. Para dar a entrada no pedido é preciso ter uma oferta de admissão de uma instituição educacional participante do programa do visto Pathway e comprovar ser capaz de bancar os três cursos a que se tem direito.

Aceitação dos Exames de Cambridge na Austrália

No país dos cangurus, o Advanced (CAE) também possui aceitação de 100% das universidades para cursos de graduação. Ou seja, ele é válido para o processo de admissão de todas as instituições de prestígio do Grupo das Oito, como a Universidade de Sydney, a Universidade de Melbourne e a Universidade de Adelaide. Ele também é aceito pelo Departamento Australiano de Imigração e Proteção de Fronteiras (DIBP) para concessão de vistos, incluindo o de estudante.

Além disso, em 2017, o exame CAE foi requerido como parte do processo de seleção para as bolsas Endeavour. A certificação era válida para todas as etapas: para o visto, para a universidade e para o pedido de bolsa.

Leia também: Vai fazer algum Exame de Cambridge? Confira dicas de quem foi aprovado!

Aceitação dos Exames de Cambridge no Reino Unido

Quase todas as universidades do Reino Unido, que integra Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, aceitam o CAE no processo de admissão para estudantes de nível de graduação ou superior de fora da União Européia.

Entretanto, o maior benefício dele está em encurtar uma etapa do visto de estudante. Os estrangeiros que solicitam essa modalidade de visto e que não são originários dos países que integram a comunidade européia precisam passar por uma avaliação específica que se chama SELT, uma prova de “segurança” para comprovar que o aluno domina o inglês entre os níveis B2 e C2 do CEFR (confira aqui o que isso quer dizer).

Mas, se a pessoa já tiver tido sua candidatura aprovada por uma universidade local que aceita o CAE ou o CPE no processo seletivo, ela é dispensada dessa fase, já que entende-se que a instituição tem autonomia para aceitar certificações internacionais reconhecidas.

Lembrando que cada país tem regras específicas para emissão de visto, com notas e/ou níveis a serem atingidas para a emissão de um visto de estudante. Aqui você confere um resumo das regras para Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Irlanda.

 

*Sobre o Autor

Alberto Costa possui 30 anos de experiência no mercado de educação, tendo atuado como professor de inglês, examinador dos exames de Cambridge English Language Assessment, treinador de professores para as certificações CELTA, ICELT e DELTA. Além disso também esteve à frente de iniciativas de treinamento e formação continuada de professores de inglês e de consultoria acadêmica. Costa possui especialização em treinamento de professores (PRINSELT) do College of St. Mark & St. John em Plymouth, Reino Unido, e é certificado por Cambridge com o diploma Cambridge RSA for Overseas Teachers of English (DOTE). Atualmente ele ocupa a posição de Senior Assessment Manager de Cambridge English no Brasil.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados