InícioHistórias de Sucesso"Todo mundo tem o direito de saber", diz o cientista Marcelo Gleiser

“Todo mundo tem o direito de saber”, diz o cientista Marcelo Gleiser

Nathalia Bustamante - 10/11/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

Hoje um dos maiores expoentes brasileiros na ciência, o carioca Marcelo Gleiser por pouco não se tornou um engenheiro. “Eu queria fazer física, mas meu pai achava que era uma péssima ideia”, ri ele, que chegou a cursar por um tempo Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro, antes de transferir para o curso de Física da PUC-Rio.

Lá ele também obteve o seu mestrado e antes de partir para Londres, onde fez o seu PhD. Desde 1991, é professor e pesquisador em Dartmouth College, nos Estados Unidos. Mas não só: ele também é escritor e roteirista, unindo em seus livros e artigos (ele escreveu para a Folha de São Paulo durante 17 anos) reflexões sobre física, filosofia e comportamento humano. “Tenho uma carreira como físico teórico (…) e tenho este outro lado como escritor, divulgador de ciência e como pensador crítico”.

Sua mais recente iniciativa de divulgação da ciência é o curso online gratuito (e com legendas em português) Questione a Realidade!. Nele, Marcelo discorrerá sobre como a física e a filosofia mudaram nossa perspectiva sobre a natureza do universo, da matéria e da mente ao longo do tempo. O curso, promovido por Dartmouth, tem início em 17 de janeiro.

Neste bate-papo exclusivo para os portais Estudar Fora e Na Prática, Marcelo fala sobre sua trajetória, compara os sistemas de ensino do Brasil e do exterior e dá dicas para que jovens aproveitem ao máximo a Universidade – seja aqui, seja lá fora. “Na ciência, você está sempre sendo desafiado pelo desconhecido. Ao longo da vida, você também tem que se reinventar como pessoa e se criar novos desafios”, compara.

 

 

Leia também:
Matheus Mansour: um jovem cientista rumo à graduação na Finlândia
Cursos de computação e inovação: quais universidades lideram?
Brasileira estudante de Yale faz pesquisa no CERN

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados