//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPós-GraduaçãoO que se espera de um candidato ao MBA na escola de...

O que se espera de um candidato ao MBA na escola de negócios do MIT?

Marcela Marcos - 04/10/2018
Comentários:

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é um dos principais centros de estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. No instituto, funciona o programa de MBA Sloan Fellows. Implementado em 1930, o curso foi inicialmente apoiado por Alfred P. Sloan, o falecido CEO da gigante automotiva General Motors, daí o nome “Sloan Fellows”.

Diferente do MBA tradicional, que leva até dois anos e admite candidatos mais jovens (geralmente, a partir de 25 anos no Brasil e de 22 no formato padrão dos EUA e da Europa), o formato Sloan, com um ano de duração, é direcionado para gerenciamento e liderança – por isso, exige experiência profissional mínima de dez anos.

Em parceria com o MBA House, o diretor de admissões do escritório do MIT SF para a América Latina, Lee Ullmann, concedeu uma entrevista exclusiva sobre o que se espera de um(a) candidato(a) ao processo seletivo. O primeiro ponto a considerar é que o programa da instituição tem, entre os alunos, profissionais que já estão em processo de consolidação da carreira. “Esperamos ter candidatos que possam demonstrar motivação e potencial para liderar uma organização ou novo empreendimento, e compromisso com inovação”, diz Ullmann.

Possibilidades futuras para quem faz MBA na escola de negócios do MIT

Segundo o responsável pelo admissions, “o leque de perspectivas dos candidatos que aplicam do Brasil, e América Latina em geral, normalmente é bem forte. Todos eles têm uma base profissional sólida”. No processo inverso, de quais benefícios os estudantes têm ao cursar o Sloan Fellows, Lee Ullmann destaca que o ano no SF (tempo de duração do programa) deve proporcionar “autorreflexão e crescimento profissional”. Muitos dos alunos brasileiros, segundo ele, passaram a empreender depois da experiência ou voltaram ao Brasil para ocupar um papel de destaque em alguma empresa.

Application

O processo de application para o MIT Sloan Fellows inclui uma documentação extensa, composta pelo currículo, carta de apresentação, essay, statement, histórico escolar e também uma fase de entrevistas. Também é preciso comprovar proficiência em Inglês, por meio de exames como GRE, GMAT ou Executive Assessment (EA), obtidos nos últimos cinco anos.

A inscrição é feita pelo site do departamento, em que também é possível se cadastrar para registrar o interesse pelo curso.

Apoio à liderança feminina

Como patrocinador da Fundação Forté (que reúne empresas e escolas de negócios para lançar as mulheres a carreiras de impacto), uma das possibilidades de auxílio financeiro que o MIT Sloan oferece é justamente visando ao avanço das mulheres na liderança. Por isso, todas as candidatas mulheres ao programa são automaticamente consideradas para receber uma bolsa da Fundação, desde que demonstrem capacidade de liderança em sua comunidade, instituição acadêmica e/ou local de trabalho.

outras formas de auxílio que também podem ser conferidas no site.

Foto: Turma de 2016 do MIT Sloan Fellows
Crédito: Divulgação

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados