InícioGraduaçãoEspecialista explica como fazer um bom personal statement

Especialista explica como fazer um bom personal statement

Priscila Bellini - 23/10/2017
Comentários:

Para os interessados na graduação no exterior, essa redação serve como coração da application. Ao receber as candidaturas, os responsáveis por admissões têm acesso ao texto, que “apresenta” o aluno e uma parte de sua trajetória. Mas, afinal, como fazer um bom personal statement?

Quais os passos essenciais para fazer um bom personal statement

A chave por trás da resposta está na capacidade de contar uma boa história. O aluno conta com cerca de 500 palavras para resumir um aspecto de sua vida e de como sua presença na universidade estrangeira seria valiosa. O objetivo é que essa primeira leitura sobre o estudante cause a melhor impressão.

Vale lembrar que esse não é o único material encaminhado na application para universidades de fora. Também entram na lista itens como cartas de recomendação pedidas a professores, bem como currículo com detalhes profissionais e acadêmicos. Além disso, as instituições recebem o histórico de notas do aluno e analisam seu desempenho acadêmico.

No vídeo para o canal do Estudar Fora, a especialista Carol Lyrio indica o passo a passo para escrever o texto e explica como fazer um bom personal statement.

 

Quer fazer graduação no exterior? 

Se você ainda tem dúvidas sobre o passo a passo das candidaturas, que vai além de fazer um bom personal statement, aproveite as dicas de um guia gratuito sobre o assunto. O e-book explica todas as etapas do processo de application à graduação no exterior e o que você pode fazer para tornar seu perfil mais competitivo. Nele, você conhecerá ainda histórias inspiradoras de estudantes aprovados nas melhores universidades do mundo, como a Universidade Harvard e Stanford. Também terá acesso a uma lista de instituições que podem apoiá-lo com bolsas de estudo ou informações nesse processo.

Faça um breve cadastro e acesse o guia!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados