//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoIdiomas"Vax" é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

“Vax” é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

Mariane Roccelo - 04/11/2021
Comentários:

A palavra vax – uma espécie de apelido para “vacina” ou “vaccine” em inglês – foi eleita a palavra do ano 2021 pelo dicionário de inglês Oxford (Oxford English Dictionary), publicado pela editora Oxford University Press, da Universidade de Oxford. No último ano, a iniciativa considerou impossível eleger pelo menos uma palavra para definir o ano e elegeu a frase “um ano que não pode ser perfeitamente acomodado em uma única palavra”.

De acordo com a editora, a palavra vax “injetou-se na corrente sanguínea da língua inglesa” assim como as campanhas de vacinação. Somente em setembro desde ano, o uso da palavra foi 72 vezes maior que em 2020 acompanhada dos termos “fully vaxxed” (completamente vacinado) e “vax cards” (comprovante de vacina). Além disso, a Oxford University Press também afirmou que vax e suas traduções em outras línguas, como “vacina” em português e “vaccin” em francês também acompanharam o crescimento.

Leia também: 14 podcasts para ficar atualizado e treinar seu inglês

Segundo a editora principal do dicionário, Fiona McPherson, a palavra surgiu por volta dos anos 80, “mas segundo nossa equipe, raras vezes foi utilizada antes deste ano”. “Quando adicionamos isso e sua versatilidade para formar outras palavras (como vaxxie – tirar uma foto se vacinando) fica claro que (o termo) se sobressai”, explicou.

Uma palavra que expressa novos tempos

No anúncio, Casper Grathwohl, presidente da Oxford Languages, destacou que “ao revisar as evidências de linguagem, vax se destacou como uma escolha óbvia. O aumento dramático do uso da palavra chamou nossa atenção primeiro. Em seguida, executamos a análise e uma história começou a surgir, revelando como o vax estava no centro de nossas preocupações este ano”.

Além disso, “a evidência estava em toda parte, de aplicativos de namoro (vax 4 vax) e frustrações reprimidas (vax verão quente) a calendários acadêmicos (vaxx para a escola) e operações burocráticas (vax pass)”, afirmou. De acordo com Casper, ao monopolizar o discurso, “fica claro que a linguagem das vacinas está mudando a forma como falamos – e pensamos – sobre saúde pública, comunidade e nós mesmos”.

Leia também: Como aprender inglês online e de graça

Palavras do ano

A escolha de uma palavra que simboliza o ano feita pelo Dicionário de Inglês Oxford acontece desde 2004, com exceção de 2007, em que não teve palavra eleita. A seguir, veja as palavras do ano nos últimos 17 anos:

  • 2004: chav (termo britânico pejorativo que se refere a uma imagem estereotipada de jovens agressivos vindos da classe trabalhadora mas que são frequentemente vistos como desempregados por se envolverem com brigas e criminalidades triviais).
  • 2005: sudoku (jogo de lógica) e podcast.
  • 2006: carbon-neutral (carbono neutro) e bovvered (termo criado por uma personagem do programa “The Catherine Tate Show”).
  • 2008: credit crunch (redução de créditos bancários) e hypermiling (técnica que maximiza a eficiência de combustível em veículos terrestres e aéreos).
  • 2009: simples (referência a um comercial do ano) e unfriend (remover dos amigos/contatos online).
  • 2010: Big Society (uma ideologia política que propõe trabalhar o mercado livre e solidariedade social baseada na hierarquia e voluntariado), e refudiate (termo criado pela ex-governadora do Alasca Sarah Palin.
  • 2011: squeezed middle (tendências negativas dos padrões de vida da classe média).
  • 2012: GIF (tipo de arquivo) e omnishambles (neologismo que se refere a uma desordem total).
  • 2013: selfie.
  • 2014: vape (cigarro eletrônico).
  • 2015: ???? (este emoji foi eleito a apalavra do ano).
  • 2016: post-truth (pós-verdade).
  • 2017: youthquake (uma analogia com earthquake – terremoto).
  • 2018: toxic (tóxico).
  • 2019: climate emergency (emergência climática).
  • 2020: a year which cannot be neatly accommodated in one single word (um ano que não pode ser perfeitamente acomodado em uma única palavra).
  • 2021: vax.

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados