//username of moderater
Fundação Estudar
InícioConhecimentos geraisQual a diferença entre universidades públicas e privadas nos EUA?

Qual a diferença entre universidades públicas e privadas nos EUA?

Ana Moraes - 21/08/2023
Comentários:

Quem deseja estudar nos EUA já deve saber que a escolha exige planejamento. No entanto, optar por cursar o ensino superior nos Estados Unidos exige, também, adaptação com diferenças como o sistema de saúde e de ensino. Neste post, falaremos sobre um assunto que deixa muitos estudantes em dúvida: as diferenças entre universidades públicas e privadas por lá. Confira!

Características das instituições estaduais nos EUA

Nos Estados Unidos, assim como não há um sistema universal de saúde, também não existe um ensino unificado de universidades públicas – como no caso das federais, no Brasil, por exemplo. Outra diferenciação importante é que, por lá, as instituições de ensino públicas não são sinônimo de “gratuitas”, embora sejam mais baratas que as privadas.

Leia também: Como fazer intercâmbio nos Estados Unidos? Conheça principais modalidades!

A maioria delas é estadual, o que significa ser administrada por entidades de cada estado. Os valores de mensalidade variam conforme a região – e estudantes “out of state” (que não são do estado onde está a faculdade) pagam mais caro. A classificação também abrange estudantes internacionais.

Outra característica das universidades públicas dos EUA é que normalmente os campi são maiores e oferecem mais opções de cursos que as particulares. Há, também, uma quantidade maior de alunos. Por outro lado, a oferta de vagas para estudantes internacionais costuma ser menor, porque as instituições priorizam cidadãos norte-americanos.

Universidades particulares nos EUA

As universidades dos EUA mais prestigiadas nos rankings internacionais são privadas, a exemplo daquelas que integram a Ivy League. O custo das instituições costuma superar os 100 mil dólares (pelo tempo total da formação na graduação, por exemplo). Para os cidadãos norte-americanos, os valores não mudam no caso daqueles que são “out of state”. 

Leia também: Fazer medicina nos Estados Unidos é inviável para brasileiros?

É importante frisar que, em razão de uma oferta menor de vagas na comparação com as universidades estaduais, as particulares têm processos seletivos mais concorridos. Contudo, o retorno do investimento no preço costuma compensar a longo prazo, já que a formação em uma instituição reconhecida internacionalmente eleva as chances de prosperar na carreira. Além disso, as universidades privadas costumam ter programas de bolsa de estudos para alunos estrangeiros.

Exemplos de universidades públicas e privadas nos EUA

Em geral, as instituições religiosas norte-americanas são privadas, como a Sacred Heart University (em Connecticut), que é católica. Também são privadas as universidades mais conhecidas (e bem colocadas nos rankings) como Harvard, Stanford, Yale e MIT.

Já algumas das públicas (ou estaduais) são a California State University, Oregon State University e Universidade da Virgínia.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados