Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

05.05.15

Universidade suíça é a melhor em ranking de instituições ‘jovens’

Universidade suíça é a melhor em ranking de instituições 'jovens'

THE divulga lista 2015 das 100 melhores universidades com menos de 50 anos. Veja!

A universidade École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, ocupa pela primeira vez o posto de melhor universidade do mundo com menos de 50 anos de existência. A instituição desbancou a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (Postech), na Coreia do Sul, que liderou a lista por três anos consecutivos. Elaborado pela publicação britânica Times Higher Education (THE), o levantamento 100 Under 50 Rankings avalia apenas universidades “jovens”.

Fundada em 1969, a École Polytechnique Fédérale de Lausanne é referência nas áreas de ciência e tecnologia. Possui 13 programas, que vão da graduação ao doutorado, e mais de 350 laboratórios de pesquisa. Em seu corpo discente estão alunos de 120 países.

As outras três posições do ‘top 5’ são ocupadas por universidades asiáticas: na ordem, Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), da Coreia do Sul; Hong Kong University of Science and Technology, de Hong Kong; Nanyang Technological University, de Singapura. A Universidade de Campinas (Unicamp) é a única brasileira a aparecer na lista, na 42ª posição.

Este ranking é o único em que universidades asiáticas dominam, já que as escolas europeias e norte-americanas mais prestigiadas são centenárias e, portanto, não podem integrar o estudo. O especialista Simon Marginson, professor de ensino superior no UCL Institute of Education, no entanto, disse que as instituições asiáticas estão se desenvolvendo rapidamente e devem ganhar ainda mais importância nos próximos anos 15 anos, ocupando posições de destaque no World University Ranking (ranking geral de universidades, que não leva em consideração a data em que foram fundadas).

Metodologia – O levantamento é feito com base em 13 indicadores, que incluem reputação das universidades entre empregadores, número de citações em artigos internacionais, volume de pesquisas acadêmicas, docentes com doutorado e presença de professores e estudantes de outros países.

Acesse o ranking completo

Leia também:
Especialistas de Harvard dão dicas para sua aprovação
Ranking QS 2015 avalia as melhores universidades por curso
Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas