//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesComo estudar na Universidade de Tóquio, a mais antiga do Japão

Como estudar na Universidade de Tóquio, a mais antiga do Japão

Ana Moraes - 19/09/2023
Comentários:

A Universidade de Tóquio é a instituição de ensino superior mais antiga do Japão. Conhecida pela excelência acadêmica em múltiplas áreas de estudo, foi o berço da formação de nove japoneses que receberam o Prêmio Nobel (de 23 no total).

O nome da UTokyo pesa no currículo, ainda mais para quem pretende viver no Japão. Para quem não fala japonês, é possível participar de cursos de idioma ou optar por um dos programas oferecidos em inglês. Outra grande vantagem é a possibilidade de cursar o ensino por lá com bolsa de estudos. Professores famosos e programas de excelência, da graduação ao doutorado fazem parte do cotidiano da universidade, sobre a qual falaremos a seguir!

Porque a UTokyo

Fundada em 1877, a Universidade de Tóquio é a maior e mais antiga das universidades nacionais do Japão. Com três campi principais (Hongo, Komaba e Kashiwa), tem 28,7 mil estudantes e seu orçamento anual chega a quase 282 milhões de ienes. Tem excelência educacional e de pesquisa, mantendo estreito laço com instituições nos Estados Unidos e na Europa, mas principalmente com países asiáticos. 

Leia também: Intercâmbio no Japão: conheça o dia a dia e as universidades japonesas

De acordo com um indicador da própria UTokyo, cerca de 536 mil trabalhos acadêmicos realizados por lá já foram referenciados por outros pesquisadores.  Além disso, 480 startups foram criadas por seus ex-alunos, o que demonstra uma contínua preocupação com o fomento ao empreendedorismo. Aliás, a rede de alumni é também composta por 64 primeiros-ministros (16 deles, de Tóquio).

Sistema de ensino da UTokyo

Uma característica fundamental do sistema de ensino de graduação da Universidade de Tóquio é que os alunos passam os primeiros dois anos estudando uma ampla gama de cursos de artes liberais, a fim de adquirirem habilidades fundamentais. Depois, seguem para um dos departamentos das dez faculdades para o terceiro e quarto anos de acordo com sua preferência, aptidão e desempenho. 

Cada departamento ministra aulas diversas e de alto nível onde os alunos cultivam seus talentos e são instruídos sobre os últimos desenvolvimentos em suas áreas. As divisões são as seguintes:

Faculdade de Agricultura
Faculdade de Artes e Ciências
Faculdade de Economia
Faculdade de Educação
Faculdade de Engenharia
Faculdade de Direito
Faculdade de Letras
Faculdade de Medicina
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciência

Leia também: Universidades asiáticas: como se preparar para estudar na Ásia

Já em relação à pós, 15 escolas, que oferecem oportunidades distintas de educação e pesquisa. São elas:

Escola de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e da Vida
Escola de Pós-Graduação em Artes e Ciências
Escola de Pós-Graduação em Economia
Escola de Pós-Graduação em Educação
Escola de Pós-Graduação em Engenharia
Escola de Pós-Graduação em Ciências de Fronteira
Escola de Pós-Graduação em Humanidades e Sociologia
Escola de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Informação
Escola de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares da Informação
Escolas de Pós-Graduação em Direito e Política
Escola de Pós-Graduação em Ciências Matemáticas
Escola de Pós-Graduação em Medicina
Escola de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
Escola de Pós-Graduação em Políticas Públicas
Escola de Pós-Graduação em Ciências

Admissão na UTokyo

De acordo com a própria instituição, alunos que tiveram bom desempenho no ensino médio poderão responder a qualquer questão do vestibular da UTokyo para graduação. Entretanto, espera-se que estejam bem preparados para a educação em artes liberais da universidade no momento da matrícula.

Consequentemente, a UTokyo valoriza muito os estudantes que estudaram uma ampla gama de tópicos que abrangem tanto as humanidades quanto as ciências e que tenham perspectivas globais, além de habilidades de comunicação em línguas estrangeiras. A instituição também enfatiza a importância da capacidade de resolver problemas associando fatos que já se conhecem, em vez de simplesmente colocar informações na cabeça.

Já na Escola de Pós-Graduação, os alunos podem se matricular tanto como regulares, quanto como estudantes de pesquisa internacional. Alguns dos programas oferecidos em inglês não exigem proficiência em japonês, mas, naturalmente, é fundamental comprovar os conhecimentos em língua inglesa. Os estudantes internacionais de pesquisa pertencem a uma categoria especial, mas este tipo de vínculo não dá direito a diploma.

Em relação aos custos para estudar na Utokyo, a taxa de admissão para a graduação é no valor de 282 mil ienes, enquanto a tuition fee anual está em 535 mil ienes. Já para a pós, o valor da admission fee é o mesmo, mas a tuition anual é de 30 mil ienes. As quantias só não correspondem ao curso de Direito, que tem uma tabela diferente. Todos os detalhes estão nesta página.

Bolsas de estudos na Universidade de Tóquio

A UTokyo objetiva que todos os estudantes universitários desfrutem de um aprendizado bem-sucedido, de uma vida frutífera no campus e de planos de carreira ideais após a formatura. Por estes motivos, oferece apoio por meio de recursos como programa de bolsa de estudos e isenções de mensalidades.

Embora a maior parte dos auxílios financeiros seja fornecida por entidades externas, existem bolsas concedidas diretamente pela Universidade de Tóquio. Algumas devem ser solicitadas antes da chegada ao Japão, enquanto outras podem ser pedidas depois. Os estudantes também podem pleitear a bolsa do governo japonês, MEXT. Saiba mais aqui

Para mais detalhes sobre os tipos de auxílio indicados, acesse a página de bolsas da Universidade de Tóquio.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados