Bolsas integrais para graduação no Japão, do MEXT

Kyoto - bolsas integrais de graduação no Japão

O MEXT, Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, está recebendo inscrições para bolsas integrais de graduação no Japão. As bolsas são para cursar um programa de graduação, com 5 anos de duração, numa universidade japonesa. E elas incluem um curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano. As inscrições vão até 27 de agosto.

Os bolsistas escolhidos pelo MEXT ficarão isentos das taxas acadêmicas referentes à sua graduação. Além disso, receberão um valor mensal de 117 mil ienes (cerca de R$ 5.900) para se manter no Japão. Esse valor pode ser um pouco maior dependendo do local onde o estudante fará a graduação. A bolsa também cobre a passagem aérea de ida e volta para o Japão.

Leia também: Bolsas MEXT: tudo sobre o programa do governo japonês para estudar no Japão

Um dado importante: de acordo com o MEXT, a pandemia da COVID-19 pode provocar alterações nas datas descritas abaixo. Por isso, é importante ficar de olho nos canais de comunicação oficiais do Japão no Brasil, como os sites das embaixadas e dos consulados.

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão, é necessário ser brasileiro, ter nascido depois de 2 de abril de 1996 e já ter concluído o Ensino Médio (ou estar no último ano). É necessário ter conhecimento avançado de inglês ou japonês.

Não é necessário saber japonês para concorrer às bolsas. No entanto, candidatos que tirarem zero na prova de língua japonesa serão desclassificados. Por isso, é importante saber pelo menos um pouquinho, nem que seja algumas semanas de Duolingo.

O processo seletivo das bolsas inclui diversas partes. A primeira delas é a análise dos documentos exigidos na candidatura (que serão mencionados abaixo). Em seguida, o candidato precisará realizar provas escritas de matérias específicas, inglês e japonês. Finalmente, haverá entrevistas com os melhores colocados. Mais informações sobre o processo podem ser vistas neste link e no edital do programa.

Como se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão?

São exigidos os seguintes documentos para se candidatar ás bolsas integrais de graduação no Japão do MEXT:

  • Formulário de inscrição preenchido, com foto 3×4 (disponível aqui);
  • Duas fotos 3×4 recentes;
  • Cópia autenticada do RG;
  • Redação manuscrita em língua portuguesa original (até duas páginas, em papel A4), explicando o motivo de querer fazer a graduação no Japão, o curso pretendido, as razões da escolha do curso e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. Na redação, devem constar título e nome do candidato;
  • Para quem já concluiu o Ensino Médio mas não começou o ensino superior: histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório);
  • Para quem ainda não concluiu o Ensino Médio: Atestado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio;
  • Para quem já está na graduação no Brasil: histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório);
  • Carta de recomendação da última escola freqüentada (ensino médio, faculdade ou cursinho). Ela deve ser em português ou inglês, em papel timbrado da instituição, com carimbo e assinatura do responsável. O formato é livre, mas pode se orientar de acordo com as perguntas deste modelo.
  • g) Cópia autenticada do documento/certificado de comprovação de qualificação de idiomas japonês (JLPT etc.) e inglês (TOEFL, IETLS etc.) e olímpiadas (matemática, química, física, etc.), se houver.

Mais informações podem ser vistas neste link. Todos os documentos deverão estar acompanhados de tradução para inglês ou japonês. Eles devem ser impressos em folha A4 e entregues na ordem listada acima, sem grampear. É necessário envaiá-los para o seguinte endereço:

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Departamento Cultural (Inscrição Bolsa de Estudos)
Av. Paulista, 854 – 3°andar – SP CEP:01310-913

Importante: essas informações são referentes apenas a candidatos residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Região do Triângulo Mineiro. Informações para candidatos residentes em outros estados deve ser disponibilizada nos próximos dias, e pode ser vista neste link.

O período de inscrições para as bolsas, segundo o consulado, vai de 3 de agosto até 27 de agosto. As provas escritas estão previstas para o dia 9 de setembro de 2020, e as entrevistas a partir de 18 de setembro.

E o coronavírus?

Como já mencionado, o consulado japonês informa, na descrição das bolsas, que as datas podem sofrer alterações devido à pandemia do COVID-19. Por isso, é importante manter-se informado por meio do site do consulado (especificamente as páginas das bolsas) e entrar em contato por meio dos canais destacados no site, como o email cgjcultural5[arroba]sp[ponto]mofa[ponto]go[ponto]jp.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: