//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas integrais para graduação no Japão, do MEXT

Bolsas integrais para graduação no Japão, do MEXT

Gustavo Sumares - 01/06/2023
Comentários:

O MEXT, Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, está recebendo inscrições para bolsas integrais de graduação no Japão. As bolsas são para cursar um programa de graduação a partir de abril de 2024, numa universidade japonesa. E elas incluem um curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano. As inscrições vão até 21 de junho.

Os bolsistas escolhidos pelo MEXT ficarão isentos das taxas acadêmicas referentes à sua graduação. Além disso, receberão um valor mensal de 117 mil ienes (cerca de R$ 4.200) para se manter no Japão. Esse valor pode ser um pouco maior dependendo do local onde o estudante fará a graduação. A bolsa também cobre a passagem aérea de ida e volta para o Japão.

Leia também: Bolsas MEXT: tudo sobre o programa do governo japonês para estudar no Japão

Quem pode se candidatar?

Para se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão, é necessário ser brasileiro, ter nascido depois de 2 de abril de 1999 e já ter concluído o Ensino Médio (ou estar no último ano). É necessário ter conhecimento avançado de inglês ou japonês.

Não é necessário saber japonês para concorrer às bolsas. No entanto, candidatos que tirarem zero na prova de língua japonesa serão desclassificados. Por isso, é importante saber pelo menos um pouquinho, nem que seja algumas semanas de Duolingo.

O processo seletivo das bolsas inclui diversas partes. A primeira delas é a análise dos documentos exigidos na candidatura (que serão mencionados abaixo). Em seguida, o candidato precisará realizar provas escritas de matérias específicas, inglês e japonês. Finalmente, haverá entrevistas com os melhores colocados. Mais informações sobre o processo podem ser vistas neste link e no edital do programa.

Como se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão?

São exigidos os seguintes documentos para se candidatar ás bolsas integrais de graduação no Japão do MEXT:

  • Formulário de inscrição preenchido em inglês (disponível aqui);
  • 2 fotos 3,5 x 4,5 (colorida, fundo branco, nítida e recente; 1 foto colada ou digitalizada no formulário e 1 foto avulsa para o cartão de inscrição)
  • Cópia autenticada do RG;
  • Redação manuscrita em língua portuguesa original (de 30 a 40 linhas, fonte Arial 12, tamanho A4, digitado), explicando o motivo de querer fazer a graduação no Japão, o curso pretendido, as razões da escolha do curso e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. Na redação, devem constar título e nome do candidato;
  • Para quem já concluiu o Ensino Médio mas não começou o ensino superior: histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório);
  • Para quem ainda não concluiu o Ensino Médio: Atestado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio;
  • Para quem já está na graduação no Brasil: histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório);
  • Carta de recomendação da última escola frequentada (ensino médio, faculdade ou cursinho). Ela deve ser em português ou inglês, em papel timbrado da instituição, com carimbo e assinatura do responsável. O formato é livre, mas pode se orientar de acordo com as perguntas deste modelo.
  • g) Cópia autenticada do documento/certificado de comprovação de qualificação de idiomas japonês (JLPT etc.) e inglês (TOEFL, IETLS etc.) e olímpiadas (matemática, química, física, etc.), se houver.
  • h) Cópia simples do(s) resultado(s) do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), PAS (Programa de Avaliação Seriada) ou outro método de avaliação para ingresso no ensino superior, se houver.

Mais informações podem ser vistas neste link. Todos os documentos devem ser impressos em folha A4 e entregues na ordem listada acima, sem grampear. As inscrições presenciais podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 no Consulado (endereço abaixo). Também é possível enviar por correios para o seguinte endereço:

Consulado Geral do Japão em São Paulo
Departamento Cultural (Inscrição Bolsa MEXT – Graduação)
Av. Paulista, 854 – 3°andar – Bela Vista
São Paulo – SP
CEP: 01310-913

Importante: essas informações são referentes apenas a candidatos residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Região do Triângulo Mineiro. Informações para candidatos residentes em outros estados deve ser disponibilizada nos próximos dias, e pode ser vista neste link.

O período de inscrições para as bolsas, segundo o consulado, vai de 1º de junho até 21 de junho. As provas escritas estão previstas para o dia 29 de junho, e as entrevistas a partir de 12 de julho. A aprovação final será divulgada até fevereiro de 2024.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados