Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoErasmus: inscrições abertas para pós-graduação com bolsas integrais

Erasmus: inscrições abertas para pós-graduação com bolsas integrais

Mariane Roccelo - 12/11/2023
Comentários:

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para a edição 2024/25 do Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD). Estudantes que desejam fazer um mestrado internacional, vindos de qualquer lugar do mundo, podem concorrer a bolsas de estudo integrais em diversas universidades europeias.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O Erasmus funciona em parceria com instituições de ensino superior de de mais de 30 países. O programa fornece financiamento de bolsas de estudo para cursos de mestrado e doutorado com duração de 12 ou 24 meses. Após selecionados, os bolsistas realizam as aulas do curso em dois países diferentes do país de origem.

Leia também: Conheça o Turing Scheme, substituto do Erasmus no Reino Unido

O que as bolsas Erasmus incluem

Os estudantes selecionados pela Erasmus Mundus Joint Master Degree receberão:

  • Um auxílio financeiro mensal de €1.100 ou €1.200 mensais;
  • Pagamento das taxas das universidades que receberão o estudante;
  • Subsídio para viagens, incluindo as de ida e volta;
  • Caso o aluno deseje, pode solicitar visto de trabalho após a conclusão de um mestrado ou doutorado.

Como se inscrever

Cada programa de mestrado possui requisitos próprios para entrada. O site de cada programa oferece todas as informações necessárias e um guia para a inscrição. Confira aqui o catálogo com todas as universidades participantes. Neste link, você pode checar quais tipos de documentos as instituições podem solicitar. 

Os candidatos devem apresentar comprovante de proficiência em inglês emitido pelo IELTS (pontuação mínima de 6,5) ou TOEFL. Há alguns programas que também aceitam o Duolingo English Test Proficiency, como uma alternativa que permite realizar o teste em casa. Entretanto, é necessário confirmar previamente se sua universidade aceita este exame.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

O programa Erasmus não exige os testes GRE ou GMAT ou experiência de trabalho. Entre os documentos que devem ser apresentados, estão:

  • Certificado de residência comprovando que você não residiu na Europa por um ano ou mais nos últimos cinco anos;
  • Formulário de inscrição preenchido;
  • Diplomas anteriores com transcrições;
  • Uma carta de motivação (o tamanho do texto varia com cada programa);
  • Ensaio de plano de estudo ou proposta de projeto de pesquisa.

O período de inscrição para os cursos de mestrado via Erasmus varia de acordo com a universidade, país e programas que os candidatos desejam cursar. Neste link (disponível aqui), é possível conferir o catálogo dos cursos disponíveis. Após escolher, é necessário entrar em contato com o Erasmus para dar andamento no processo seletivo.

Confira aqui um guia sobre o programa Erasmus com todas as informações necessárias para quem deseja se candidatar. Interessados devem se inscrever até a data limite de inscrição para o programa de pós-graduação desejado, que variam entre o fim de 2023 e início de 2024. Aqui você encontra mais informações sobre como se inscrever.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados