Um Projeto: Fundação Estudar
evento online

Major, minor e double major: você conhece a diferença entre eles?

Por Lecticia Maggi

Diferentemente do que acontece no Brasil, as universidades norte-americanas aceitam os candidatos para uma vaga, e não para um curso.  Isso significa que o aluno não precisa escolher, durante o processo seletivo ou no ato da matrícula, a profissão que pretende seguir. Esta definição só vai ocorrer ao final do segundo ano de graduação, momento em que já terá “experimentado” diversas disciplinas e estará mais maduro e preparado.

Quando o estudante decide se formar em uma determinada área, está escolhendo seu major e, para isso, precisará cursar uma série de disciplinas dentro segmento pretendido. Para ajudar o aluno a decidir quais as matérias ele que deve escolher, as universidades oferecem um professor orientador.

Por dentro dos colleges americanos: mais flexibilidade e experimentação

Mas o college não é destinado exclusivamente ao major. Nos EUA, além das disciplinas obrigatórias, o aluno tem a flexibilidade de cursar matérias eletivas. Caso opte por concentrar as eletivas em uma área, terá direito a um minor. Assim, são frequentes os casos de alunos com um major em uma área e um minor em outra totalmente diferente. Por exemplo: major em economia e minor em sociologia.

A estudante Victoria de Quadros, do 2º ano de graduação em Harvard, conta que ainda está na dúvida de qual curso seguir, mas acredita que optará por um major em matemática aplicada à economia e um minor em psicologia.

Outra possibilidade é o chamado double major. Nesta modalidade, o aluno terá que cumprir todos os requisitos para dois majors no mesmo prazo de quatro anos, além de escrever uma tese unindo as duas áreas. “A parte boa disso é que você aumenta muito o número de carreiras que poderá ter, já que sairá da universidade com duas profissões”, diz Victoria.

Por Carolina Campos

Leia também:
Por dentro dos colleges americanos: mais flexibilidade e experimentação
Quer graduar-se em química e teatro? Em um Liberal Arts College você pode!
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo