//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoSeleção: As melhores bolsas que encerram inscrições em outubro!

Seleção: As melhores bolsas que encerram inscrições em outubro!

Nathalia Bustamante - 28/09/2017
Comentários:

Outubro é o principal mês para quem quer ter contato direto com universidades do exterior: são diversos eventos com representantes de universidades e de países passando por São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais.

É uma boa ideia chegar nestes eventos já ciente de quais são as principais bolsas de estudo que estão com inscrições abertas para o seu curso e seu destino. Assim, o candidato pode fazer perguntas mais específicas e pegar dicas que podem aumentar suas chances de ser aprovado.

Como todos os meses, confira a curadoria do Estudar Fora com a seleção de bolsas de estudo que encerram inscrições em outubro. Veja qual se encaixa ao seu perfil e não perca tempo:

Curta Duração / Evento

#1 Formação de Lideranças na Colômbia

O Colombia Leadership Bootcamp, organizado pela Latin American Leadership Academy, levará 30 jovens da América Latina para um intensivo de oito dias em Medellín, na Colômbia, entre os dias 10 a 17 de dezembro. Durante o intensivo, os participantes discutem conceitos ligados à liderança, encontram líderes colombianos e aprendem ferramentas de design thinking e empreendedorismo social. Ao todo, o programa de liderança custa 700 dólares, mas há bolsas disponíveis para quem não tem como arcar com os custos. Podem se candidatar estudantes latino-americanos, proficientes em inglês, que tenham entre 17 e 21 anos de idade e demonstrem “potencial de liderança” em sua trajetória. As inscrições vão até 8 de outubro!

#2 Embaixadores Brazil Conference 2018

A quarta edição do Brazil Conference – evento que é uma parceria entre estudantes de Harvard e MIT com o objetivo de discutir e propor soluções para os principais problemas do país – acontecerá nos dias 6 e 7 de abril de 2018, nos Estados Unidos. E universitários de todo o Brasil poderão ser selecionados para participar do Programa de Embaixadores da Brazil Conference, garantindo não apenas acesso à conferência como também todas as despesas relacionadas à viagem e estadia em Boston cobertas. As inscrições vão até o dia 10 de outubro.

Leia também: O maior erro dos candidatos reprovados em bolsas de estudo

Graduação

#3 Oxford Reach

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, oferece um número de bolsas Oxford Reach para estudantes de países em desenvolvimento que, por razões políticas ou financeiras, não podem cursar a graduação em seus próprios países. A bolsa cobre despesas de anuidade, um valor mensal para manutenção no país e passagens aéreas de ida e volta, e pode ser estendida por 3 ou 4 anos, dependendo da duração do curso. Para ser considerado para a bolsa, é preciso candidatar-se ao curso desejado na instituição até o dia 15 de outubro. Uma vez aceito, é preciso enviar uma candidatura separada à bolsa de estudos até fevereiro de 2018. São elegíveis cursos de graduação em todas as áreas, exceto medicina.

Pós-Graduação

#4 Bolsas Facebook para Doutorado

O Facebook lançou um programa que incentiva e apoia estudantes de doutorado envolvidos em pesquisas inovadoras e relevantes em áreas relacionadas à ciência da computação e engenharia da computação. Chamado Facebook Fellowship Program and Emerging Scholars Award, o programa cobre até dois anos de matrícula e mensalidades universitárias, US$ 37.000 anuais e até US$ 5.000 em apoio a viagens para conferências. Além disso, oferece uma visita à sede do Facebook para apresentação da pesquisa e oportunidade para um estágio remunerado na empresa. As inscrições vão até 31 de outubro. 

#5 Bolsas para Doutorado na Suíça

Todos os anos, a Confederação Suíça concede bolsas de estudo para promover o intercâmbio internacional e a cooperação de pesquisa com mais de 180 países. As Swiss Government Excellence Scholarships são voltadas a programas de pesquisa ou doutorado na Suíça e destinam-se a jovens pesquisadores internacionais que já tenham concluído um mestrado ou um doutorado. As inscrições terminam em 31 de outubro.

#6 Bolsas para mestrado em Westminster

A Universidade de Westminster está com inscrições abertas para as suas bolsas de pós-graduação. Qualquer aluno aceito pelos mestrados oferecidos pela universidade (com exceção de MBA) são elegíveis. As bolsas cobrem 100% dos valores de anuidade pela duração do programa. Custos de acomodação e transporte ficam por conta do estudante. As inscrições para a bolsa devem ser feitas até 14 de outubro.

#7 Bolsa Fulbright de Doutorado Sanduíche nos EUA

Estudantes de doutorado brasileiros das áreas de ciências sociais, humanidades, letras, literatura e artes podem se candidatar a uma das 25 bolsas de doutorado-sanduíche nos Estados Unidos oferecidas pela Fulbright. O programa oferece a possibilidade de o estudante realizar um estágio do seu doutorado em uma instituição americana. A bolsa cobre todos os custos do estudante. As inscrições ficam abertas até 06 de outubro!.

#8 Bolsa de “Observação” para Arquitetos

A H. Allen Brooks Travelling Fellowship é oferecida pela Sociedade de Historiadores da Arquitetura e oferece a um pesquisador da área apoio para um desenvolver um projeto por um ano. Detalhe: A bolsa não é para fazer pesquisa ou especializar-se em uma instituição de ensino – e sim para “estudar através de viagens e contemplação”. O estudante pode viajar para qualquer país ou países durante o período de um ano, e terá suas despesas cobertas pela Brooks Fellowship. Porém, o público-alvo desta bolsa é bastante seleto: podem se candidatar pesquisadores que tenham obtido um PhD ou grau similar em uma área relacionada à arquitetura e urbanismo nos últimos 5 anos. As inscrições vão até 1º de outubro.

#9 Treinamento para jornalistas

O programa  Stigler Center Journalists in Residence Program oferece a jornalistas do mundo todo a experiência de passar por um treinamento de 12 meses em ChicagoBooth – a escola de negócios da Universidade de Chicago. Podem se candidatar profissionais com alguns anos de experiência em jornalismo e proficiência em inglês. O programa cobre passagens aéreas de ida e volta, reembolso de 12 mil dólares para cobrir as despesas do estudante no país, além de aulas, seminários e palestras com especialistas da área. As inscrições vão até 23 de outubro, e são feitas online.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados