InícioIntercâmbioAproveite ao máximo o seu intercâmbio

Aproveite ao máximo o seu intercâmbio

Lecticia Maggi - 06/10/2014
Comentários:

Adquirir fluência em um determinado idioma, conhecer outras culturas, visitar novos lugares… Seja qual for o seu motivo para fazer um intercâmbio, veja dicas  valiosas para aproveitar ao máximo a experiência:

Antes de viajar 

passaporteSe o país que você vai não exige visto, a possibilidade de você se distrair com relação à data de validade do seu passaporte é grande. Evite contratempos e confira tudo com antecedência. A emissão de um novo documento pode levar de 15 a 30 dias, e vários países exigem que o seu passaporte seja válido por, no mínimo, seis meses, mesmo que você vá passar apenas uma semana.

2. Cuidado com os vistos

Normalmente, vistos de estudante são diferentes dos vistos de turismo. Por isso, observe atentamente as regras do seu país de destino. Caso você decida viajar para outros países além do que irá morar, tenha o cuidado de já sair do Brasil com todos os vistos que irá precisar.

3. Use a tecnologia a seu favor

Hoje, é fácil e rápido conseguir informações via internet. Aproveite e converse com pessoas que já estiveram no seu país de destino ou amigos que passaram pela experiência de um intercâmbio. Certamente, eles terão informações preciosas para compartilhar. Busque também a página da sua instituição de destino: muitas vezes é possível fazer amigos antes mesmo de desembarcar. Outra orientação é fazer download de aplicativos, caso você tenha um smartphone. A coach de carreira Bianca Trombelli sugere o Word Lens para traduzir placas e cardápios e o Moovitque para buscar mapas das principais cidades do mundo. É sempre bom também ter um dicionário no celular.

4. Prepare uma mala inteligente

Pratique o desapego e leve apenas o que for estritamente necessário. As restrições de peso de bagagem estão cada dia mais rígidas. Caso você vá para um país de temperaturas baixas, deixe para comprar os casacos quando chegar. Além de evitar um peso extra na mala, as roupas feitas no exterior são mais adequadas às temperaturas locais.

5. Faça uma agenda cultural

Alguns espetáculos, shows e atividades culturais podem ser bastante disputados. Portanto, antes de embarcar, certifique-se da programação cultural do seu país de destino e, caso tenha interesse em ir a algum evento específico, compre seu ingresso com antecedência.

Quando estiver lá 

1. Mergulhe na cultura local

Aproveite o seu intercâmbio para conhecer a fundo outras culturas. Vá a locais que não sejam turísticos, frequente os supermercados da região, envolva-se no dia-a-dia da sua comunidade. O site EventBrite pode ser um grande aliado. Ele reúne os principais eventos de diversas cidades do mundo.

2. Mdiarioantenha um diário de bordo 

Escrever pode ser uma ótima forma de organizar idéias, registrar momentos, locais que você conheceu e pessoas com quem conviveu. Ande sempre com um caderno pequeno e uma caneta na mochila. Quando você voltar, conseguirá se lembrar com muito mais detalhes dos momentos vividos.

3. Gentileza gera gentileza 

Gentileza não tem nacionalidade; é regra da vida. Se você for gentil, os outros também serão com você. Ajude a manter uma boa imagem do Brasil no exterior: leve seu lixo até a lixeira mais próxima, diga “por favor”, “obrigado”, “com licença” e ofereça-se para ajudar os outros. Quem vai sair ganhando é você, sempre!

4. Divirta-se! 

Você está investindo tempo e dinheiro para estudar, mas lembre-se que, no final do intercâmbio, suas maiores – e talvez melhores – memórias serão dos cafés que você tomou, das pessoas com quem conviveu e dos locais que conheceu. Portanto, faça um esforço extra para estar presente em eventos sociais. Além de fazer amigos e treinar o idioma, você terá a chance de se divertir, abrir-se para o novo, vencer seus preconceitos e, claro, acumular ótimas lembranças!

Por Carolina Campos

Leia as outras reportagens da série Cursos de Idiomas no Exterior:
Os motivos para realizar um curso de idiomas no exterior
O impacto que um curso de idiomas no exterior tem na sua carreira
Os primeiros passos para fazer um curso de idiomas no exterior
Saiba como fazer o planejamento financeiro para o seu intercâmbio
Como escolher uma boa escola de idiomas no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados