InícioIntercâmbioOs primeiros passos para fazer um curso de idiomas no exterior

Os primeiros passos para fazer um curso de idiomas no exterior

Lecticia Maggi - 01/10/2014
Comentários:

Está decidido: você vai fazer um intercâmbio! Agora, apesar da sua cabeça estar nas nuvens, é bom que seus pés estejam firmes no chão. Um bom planejamento é essencial para o sucesso de sua viagem.  Veja como se preparar:

 1.  O momento certo

A decisão sobre a hora certa de viajar é muito pessoal – e não há escolha certa ou errada. Há jovens que fazem intercâmbio assim que concluem o ensino médio; outros que optam por viajar durante as férias da faculdade; e há ainda os que preferem adiar a experiência para depois de iniciada a vida profissional, quando já possuem uma situação financeira melhor. Reflita sobre o seu momento de vida e expectativas em relação ao curso.

2. Planejamento

O primeiro passo é decidir o seu orçamento e destino. Neste caso, há duas alternativas: escolher uma determinada cidade porque tem vontade de conhecê-la, ou escolher um curso específico, e a cidade será mera consequência.

Depois, é preciso obter informações sobre o local: faz muito frio ou muito calor? Quais são os índices de violência? O que há nos arredores? Conversar com alguém que já foi ou que esteja lá pode ajudar muito! Lembre-se de fazer uma lista com os itens principais que você precisa definir: quanto dinheiro levar, tempo de permanência, plano de saúde, etc.

3. Necessidade x possibilidade 

Nem sempre você vai conseguir aliar o programa dos seus sonhos com o orçamento que possui. A melhor opção? Programar-se com antecedência. Deste modo, será possível pagar o curso aos poucos e, paralelamente, juntar dinheiro para a viagem. Seja realista e veja o que cabe no seu bolso. Não adianta gastar tudo no programa e não ter dinheiro para quando estiver fora. A sua necessidade tem que se ajustar à sua possibilidade financeira.

4. O curso ideal

Que tal aprender ou aperfeiçoar-se num idioma e, de quebra, realizar trabalho voluntário ou aprender a cozinhar? As possibilidades são muitas! Para evitar decepções futuras, pesquise bastante e converse com a família, amigos e especialistas das agências de intercâmbio sobre as opções disponíveis.

Por Carolina Campos

Leia também:
Os motivos para realizar um curso de idiomas no exterior
O impacto que um curso de idiomas no exterior tem na sua carreira
Questões para você refletir antes de decidir o seu país de intercâmbio

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados