Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

06.10.14

As melhores universidades do mundo

As melhores universidades do mundo

Saiba quais são as melhores instituições de ensino superior, segundo o ranking 2014/2015 da publicação britânica Times Higher Education (THE)

A publicação britânica Times Higher Education (THE) divulgou o World University Rankings 2014/2015, um dos mais respeitados rankings de instituições de ensino superior do mundo. As quatro primeiras posições permaneceram inalteradas em relação ao levantamento anterior: em primeiro lugar, está o Instituto de Tecnologia da California (Caltech), seguido pela Universidade Harvard, Universidade de Oxford e Stanford.

O estudo avaliou 400 universidades com base em 13 indicadores, como qualidade do ensino, volume de pesquisas e publicações, reputação, inovação e internacionalização (percentual de alunos e de professores estrangeiros). Mais uma vez, os Estados Unidos e o Reino Unido respondem pela maior parte das universidades de excelência: são 57 dentre as 100 melhores.

Veja  a lista das 10 primeiras colocadas no ranking 2014/2015 da THE:

tabela ranking the

 

Acesse o levantamento completo

Ranking QS – O grupo Quacquarelli Symonds (QS) também divulgou recentemente o seu conceituado ranking de instituições, o QS World Universities. Pelo segundo ano consecutivo, o MIT (Massachusetts Institute of Technology) foi eleito a melhor universidade do mundo. O segundo lugar foi dividido pela Universidade de Cambridge e pelo Imperial College of London, ambos no Reino Unido.

Utilize, sim, mas com sabedoria! – A especialista Marta Fernandes, orientadora educacional do Alumni Advising da Education USA, centro de orientações sobre estudos nos Estados Unidos, explica que os rankings são bons guias para se conhecer o prestígio de uma universidade, mas devem ser utilizados com cuidado: “Muitos alunos erram ao olhar somente para as 10 primeiras posições desses rankings. Estas universidades certamente são excelentes, mas também muitos competitivas. Por isso, olhe sempre além das 25 primeiras”, diz. “Há universidades ótimas, mas que não têm o nome conhecido no Brasil”.

Para conhecer a universidade sob outra perspectiva, vale observar os rankings produzidos pelos próprios universitários, como o Students Review e College Prowler. Neles, os estudantes dão notas a itens que vão de qualidade do corpo docente à vida noturna no campus.

Leia também:
Ranking da QS revela as melhores universidades do mundo em 2014
Saiba como escolher sua universidade no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas