InícioGraduaçãoQuanto custa estudar na Alemanha? Conheça o custo de vida do país

Quanto custa estudar na Alemanha? Conheça o custo de vida do país

Priscila Bellini - 25/05/2018
Comentários:

O país atrai brasileiros não só pela possibilidade de treinar o idioma alemão como também pelas excelentes universidades, com anuidades acessíveis. Mas, antes de embarcar para terras alemãs, é necessário ter em mente quanto custa estudar na Alemanha, para além das taxas acadêmicas – e perceber a diferença considerável no custo de vida, de acordo com as cidades.

A primeira despesa a ser considerada no cálculo é a moradia. Como em todo lugar, os preços dos aluguéis tomam boa parte do orçamento e variam bastante. Não só conforme a cidade, mas também o bairro e o tipo de acomodação.

Por exemplo, morar sozinho em um apartamento no centro de Munique, considerada a cidade mais cara do país, pesa muito mais no bolso do que alugar um quarto, em uma república estudantil numa cidade do interior. Os preços dependem, ainda, se o imóvel é mobiliado ou não e se as contas utilitárias (como água, luz e internet) estão incluídas no pacote.

Para situar melhor esse e outros valores, e dar uma ideia detalhada de como se planejar para passar um período no país, confira o vídeo do Estudar Fora em parceria com o Guia do Estudante sobre quanto custa estudar na Alemanha.

Para ter uma média de quanto custa estudar na Alemanha, vale somar esses principais gastos e ficar de olho também em estimativas oficiais. O governo estima um valor mensal necessário para viver no país, de 700 euros mensais – que é colocado como condição para obtenção de visto de residência.

Nesse cálculo, estão computados também despesas determinadas pelo governo, como o seguro-saúde obrigatório e a contribuição mensal pela transmissão de rádio e televisão – um valor de 20 euros, pago por residência.

Leia também: Brasileira conta como conseguiu bolsa integral na Alemanha – sem falar alemão

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados