InícioBolsas de EstudoOpen Doors oferece 300 bolsas integrais para pós-graduação na Rússia

Open Doors oferece 300 bolsas integrais para pós-graduação na Rússia

Mariane Roccelo - 28/10/2021
Comentários:

O Ministério da Ciência e do Ensino Superior da Rússia organiza anualmente o Open Doors, uma iniciativa que oferece bolsas de estudo de 100% para estudantes internacionais realizarem um programa de mestrado ou doutorado no país. Na edição de 2021, são cerca de 300 bolsas disponíveis.

O programa é uma espécie de processo seletivo para as universidades russas e os ganhadores, além de conseguirem o financiamento, também são admitidos para as universidades sem necessidade de inscrição nos processos seletivos particulares de cada instituição.

O programa é organizado pelas 21 universidades russas que lideram os rankings de melhores universidades, como a Saint Petersburg State University e a Novosibirsk State University.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Além das 21 instituições, participam do programa mais de 500 outras universidades rússas. Os programas de pós-graduação são oferecidos em inglês e russo. Neste link (disponível aqui) é possível ver a relação das 21 universidades que coordenam o Open Doors.

Como participar do Open Doors

As inscrições e o processo seletivo tem um formato parecido com uma Olimpíada e conta com 2 rodadas para o mestrado e 3 para o doutorado. A primeira rodada, que está com inscrições abertas, conta com uma competição de portifólios acadêmicos e a segunda envolve um desafio de resolução de problemas. A terceira rodada, exclusiva para os candidatos ao doutorado, envolve a seleção de uma proposta de pesquisa.

No site oficial do Open Doors, é possível encontrar uma relação com guias de conteúdo e exemplos de exercícios que caem no processo seletivo.

Leia também: Duolingo lança novo recurso para aprender novos alfabetos, como coreano, russo e árabe

Para se inscrever no programa é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Carta motivacional (veja como escrever a sua neste link);
  • Um comprovante de escolaridade: de bacharelado para os candidatos ao mestrado e de mestrado para os candidatos ao doutorado;
  • Envio do portfólio exigido na inscrição.

Mais informações sobre as regras para participar neste link (disponível aqui). O calendário completo do processo seletivo pode ser acessado neste link (disponível aqui). Interessados em participar devem preencher o formulário e enviar o portfólio acadêmico até o dia 10 de dezembro.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados