InícioOutrosMostra Internacional de Cinema de SP disponibiliza gratuitamente filmes premiados online

Mostra Internacional de Cinema de SP disponibiliza gratuitamente filmes premiados online

Mariane Roccelo - 28/10/2021
Comentários:

Com o feriado de finados logo aí e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontecendo de forma online e presencial, brasileiros de todos os estados têm a oportunidade de entrar em contato com filmes e produções do mundo inteiro. Neste ano, a mostra é majoritariamente virtual e o catálogo de filmes online (disponível aqui) é tão completo quanto o presencial. Para quem mora em São Paulo, também é possível assistir aos filmes nas várias salas de cinema que recebem o evento.

A 45ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo recebe 198 obras produzidas por 71 países. De acordo com o site oficial do evento (disponível aqui), o objetivo desta edição é fazer um “apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas”.

Leia também: Duolingo lança novo recurso para aprender novos alfabetos, como coreano, russo e árabe

Na programação há, filmes premiados internacionalmente nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Festival de Berlim, Festival de Veneza, candidatos ao Oscar de 2022. O evento acontece até o dia 3 de novembro. O cartaz oficial da 45ª edição foi ilustrado por Ziraldo, um dos homenageados da mostra cuja trajetória é apresentada no documentário “Ziraldo – uma obra que pede socorro“.

45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Na Mostra Play, o catálogo de filmes online da Mostra, há opções de longas-metragens, curtas-metragens, ficção e documentários disponíveis gratuitamente e com opções pagas. O valor dos ingressos para os filmes pagos são acessíveis e custam R$12,00.

Na plataforma de exibição online, é possível procurar pelos filmes através de diversos filtros. Dá para encontrar as obras por ordem alfabética, por obras premiadas nos festivais internacionais, candidatos ao Oscar de 2022 e encontrar os catálogos com as obras divididas por cada seção.

Leia também: Santander Universidades: 2.000 bolsas integrais para cursos online no MIT, Chicago e Pennsylvania

Os filmes da programação são divididos em 5 categorias:

Perspectiva internacional: seleção de longas-metragens premiados produzidos em todo o mundo no último ano. Esta seção conta com muitos filmes que não chegam ao circuito tradicional de cinema nacional criados por novos diretores que se destacaram nos últimos anos além de outros consagrados. Confira a lista de filmes disponíveis da seção neste link (disponível aqui).

Competição novos diretores: nesta seção, concorrem o primeiro ou segundo longa-metragem produzidos por cineastas que participam da mostra. Na competição, o público vota nos filmes que mais gostaram e, em seguida, os mais votados são assistidos pelo Júri oficial da Mostra. Os ganhadores recebem o Troféu Bandeira Paulista. Confira a lista de filmes disponíveis da seção neste link (disponível aqui).

Mostra Brasil: no recorte brasileiro de filmes, a Mostra reúne 33 obras brasileiras produzidas em 2021 e inéditas em São Paulo. Na seção há longas-metragens premiados, filmes de cineastas renomados e de novos diretores. Confira a lista de filmes disponíveis da seção neste link (disponível aqui).

Apresentação Especial: na seção, estão presentes os filmes das personalidades homenageadas pela edição e outras obras renomadas “com temáticas especiais, curtas-metragens sobre cinema, obras que tratam de assuntos urgentes e que são, por vezes, inclassificáveis”. Confira a lista de filmes disponíveis da seção neste link (disponível aqui).

Retrospectiva Paulo Rocha: o cineasta homenageado da 45ª edição é o português Paulo Rocha, integrante da escola do Novo Cinema Português, que terá 7 de suas obras apresentadas no evento. A retrospectiva é fruto de uma parceria com a Cinemateca Portuguesa. Confira a lista de filmes disponíveis da seção neste link (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados