InícioGraduaçãoVeja onde estudaram os maiores nomes da inovação mundial

Veja onde estudaram os maiores nomes da inovação mundial

Marcela Marcos - 24/11/2022
Comentários:

O Estudar Fora mostra por quais instituições de ensino passaram alguns dos maiores nomes da inovação de todos os tempos. Os indicados nessa seleção vêm de uma pesquisa do MIT (Massaschusetts Institut of Technology), a Lemelson-MIT Invention Index, divulgada em 2012.

Onde os grandes nomes da Inovação aprenderam

Thomas Edison

Thomas Alva Edison (1847-1931) é considerado um dos maiores inventores da humanidade. Com mais de duas mil patentes no currículo, sua principal criação foi a lâmpada elétrica. O empresário norte-americano estudou na Cooper Union (conhecida, no século 19, como “Instituto Cooper”), em Manhattan, Nova York. A Thomas Edison State University, instituição pública de ensino superior em New Jersey foi criada em sua homenagem.

Steve Jobs

Por incrível que pareça, alguns dos célebres personagens dessa lista sequer concluíram os estudos superiores. Caso, por exemplo, de Steve Jobs (1955-2011). O fundador da Apple frequentou a universidade Reed College em Portland, Oregon, mas apenas por um semestre. Foi lá que ele estudou Física, Literatura e Poesia, além de ter aprendido caligrafia. No entanto, em sua época de estudante universitário, Jobs estava mais interessado em aprender sobre espiritualidade, mais especificamente sobre a filosofia Hare Krishna. O empresário, porém, concedeu um dos mais marcantes discursos de formatura aos formandos de 2005 da Universidade Stanford, nos Estados Unidos.

Alexander Graham Bell

O cientista escocês Graham Bell (1847-1922) ficou conhecido por ter inventado nada menos que o telefone (embora, mais tarde, o feito tenha sido atribuído ao italiano Antonio Meucci). Membro de uma família com tradição na comunicação de pessoas com deficiência auditiva, Bell passou por três universidades: University of Edinburgh, University College London (UCL) e University of Würzburg. Nessa última, alemã, conquistou o título de doutor em Medicina.

Marie Curie

A polonesa com naturalização francesa Marie Curie (1867-1934) passou por muitas dificuldades financeiras para concluir os estudos. Apesar disso, a cientista nunca deixou de aprender: em 1891, teve as graduações em Química e Física na universidade Sorbonne custeadas pela irmã, recém-formada em Medicina na época. Mais tarde, fez mestrado em Matemática, tendo sido a primeira mulher a lecionar na própria Sorbonne. Aliás, o título de “first woman” tem tudo a ver com ela: Curie é conhecida por ter sido também a primeira mulher a vencer o prêmio Nobel, graças às descobertas em radioatividade. Foi também a primeira pessoa a ser contemplada duas vezes com o Nobel.

Mark Zuckerberg

Foi ao lado dos colegas da Universidade de Harvard (onde estudou Psicologia e Ciência da Computação) que Mark Zuckerberg criou a rede social Facebook, lançada em 2004 e considerada a maior do mundo. O ponto curioso da trajetória do jovem bilionário é que ele ingressou em Harvard no ano de 2003, mas o sucesso mundial de sua invenção o fez abandonar os estudos, para se dedicar ao cargo de CEO. No ano passado, ele retornou à instituição para discursar ao receber seu doutorado honorário.

 

Veja também: Teste de Potencial Empreendedor

Amelia Earhart

A norte-americana Amelia Mary Earhart nasceu em 1897, mas a data de sua morte é desconhecida, já que desapareceu em 1937, enquanto sobrevoava o Oceano Pacífico para dar a volta ao mundo. A aviadora foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o atlântico e a cruzar os Estados Unidos em um avião. Ela estudou na Columbia University (embora não tenha ficado por muito tempo) e no MIT.

Temple Grandin

A cientista – e autista – Mary Temple Grandin é conhecida por suas invenções revolucionárias no campo da pecuária, além de uma das maiores pesquisadoras em autismo. Formada em Psicologia pelo Franklin Pierce College, com mestrado em Zootecnia na Universidade Estadual do Arizona e PhD no mesmo curso pela Universidade de Illinois, ela é a responsável por criar o manejo humanitário do gado e desenvolver currais curvos para o bem-estar dos rebanhos.

Na foto, a cientista Marie Curie, a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados