//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoOnde estudar psicologia no exterior

Onde estudar psicologia no exterior

Marcela Marcos - 17/01/2024
Comentários:

Quem procura boas instituições de ensino no exterior, seja para graduação ou pós, pode recorrer aos rankings internacionais como ponto de partida. Todos os anos, tais listagens elencam as escolas mais prestigiadas e com melhor desempenho do mundo. Além da classificação geral, há informações variadas de acordo com áreas. Para quem deseja estudar psicologia, o QS ranking oferece boas referências de instituições americanas e europeias.

Isso porque universidades dessas regiões costumam dominar as listagens mundiais. Neste caso, por exemplo, o pódio apresenta nomes bem conhecidos em solo americano – Harvard, Stanford, Yale e Columbia e um da terra da rainha – Cambridge.

#1 Universidade Harvard

A mais prestigiada das universidades americanas conquista, mais uma vez, o topo do pódio. O Departamento de Psicologia oferece várias opções de pós-graduação e, ainda, uma concentration na área para os alunos de graduação. Para ter uma ideia, o campo está entre os preferidos dos universitários ao escolherem majors e minors em Harvard.

O bom desempenho do setor vem de uma longa tradição, que começou em 1878. Naquele ano, a escola americana concedia o primeiro diploma de doutorado na área, ao americano Granville Stanley Hall. Atualmente, o departamento é conhecido pelo foco em pesquisa e tem um sistema de seleção bastante rigoroso de candidatos.

Leia também: Quanto tempo de estudo é necessário para ser fluente em inglês?

Entre as recomendações para estudar psicologia em Harvard, como aluno de PhD, estão boas notas no GRE e excelente histórico acadêmico. Além disso, ter interesses de pesquisa compatíveis com os professores e experiência na área também conta pontos.

#2 Universidade de Oxford

A Psicologia em Oxford envolve a formulação rigorosa e o que a instituição chama de “teste de ideias”. O campo funciona por meio de experimentos e observação sistemática, em vez de introspecção. O Departamento de Psicologia Experimental geralmente realizava quatro ou cinco seminários de pesquisa por semana, além de palestras e aulas de graduação. Atualmente, existem grupos de pesquisa particularmente fortes nas áreas de processos cognitivos humanos, neurociência, linguagem, psicologia do desenvolvimento, psicologia social e distúrbios psicológicos.

Já o Mestrado em Pesquisa Psicológica (com duração de um ano) oferece um amplo programa de treinamento em pesquisa em psicologia, abrangendo teoria e métodos em domínios centrais do campo. 

#3 Universidade de Cambridge

Em terceiro lugar, está a Universidade de Cambridge, uma das mais prestigiadas do Reino Unido. O primeiro laboratório criado para a área foi aberto em 1913, e desde então o departamento se consolidou dentro da instituição britânica. Atualmente, é possível estudar psicologia em Cambridge já na graduação, ou optar pelo doutorado, que é focado em pesquisa e dura três anos.

As applications para pós começam em setembro e exigem que os candidatos submetam uma série de documentos. Primeiro, é necessário selecionar e contatar um possível orientador na instituição. Depois, chega o momento de enviar itens como cartas de recomendação e histórico acadêmico. Além disso, é necessário elaborar uma proposta de pesquisa.

#4 Universidade Stanford

A instituição ficou conhecida pela conexão com o Vale do Silício, mas tem muito mais a oferecer. Para os que desejam estudar psicologia, então, é um prato cheio. Os primeiros passos do departamento foram dados em 1892, com a chegada do professor Frank Angell à instituição. Hoje, conta com um programa forte de graduação e opções de pós, incluindo doutorado.

Leia também: 7 dicas de planejamento financeiro para você fazer sua pós-graduação no exterior

Entre os focos do departamento, atualmente, estão campos como a psicologia neurológica e ciências cognitivas. Para conseguir uma vaga no programa de PhD de Stanford, é necessário comprovar experiência em pesquisa e bom desempenho acadêmico. Não é necessário, entretanto, ter graduação na área.

#5 UCL

A graduação em Psicologia na UCL é credenciada pela British Psychological Society e se preocupa em oferecer uma ampla cobertura desta área do conhecimento. Os graduados, aliás, são elegíveis para se tornarem membros da BPS, que é o ponto de partida para uma carreira no setor. Todos os alunos registrados têm acesso aos materiais de ensino, que incluem esboços de cursos, slides de apresentação de palestras, apostilas, gravações em vídeo etc.

Já o Psychological Sciences MSc é projetado para conferir a chamada Graduate Basis for Chartered Membership, que é uma forma de credenciamento profissional exigida por muitas carreiras possíveis de seguir com diploma de psicólogo. Os mestrandos obtêm uma compreensão abrangente de áreas como psicologia biológica, psicologia cognitiva, psicologia do desenvolvimento, diferenças individuais e psicologia social e as ligações entre elas etc. Os alunos também estudam métodos e estatísticas de pesquisa quantitativa e qualitativa e realizam seu próprio projeto de pesquisa com a ajuda de um supervisor do departamento.

# 6 Yale University

O departamento de Psicologia de Yale oferece cursos e oportunidades de pesquisa nas áreas de psicologia clínica, cognitiva, do desenvolvimento, neurocientífica e social. O curso de graduação é voltado ao estudo do comportamento humano, encarando a Psicologia como base para carreiras em educação e pesquisa; lei; medicina e saúde pública, além de áreas de negócios, como marketing, finanças e gestão.

Já o programa de pós-graduação se baseia no fato de que os avanços científicos relativos às bases biológicas, emocionais, cognitivas e sociais do comportamento normal e anormal são relatados na mídia quase diariamente. Seguindo tal premissa, o corpo docente associado ao Departamento de Psicologia da Universidade de Yale representa a vanguarda da pesquisa e da bolsa de estudos no campo.

 Leia também: Estudar medicina no exterior: como funciona a seleção das universidades

Ao se candidatar, cada potencial aluno de pós-graduação indica uma das cinco áreas de concentração e geralmente tem uma “casa” em um determinado laboratório. Também é possível colaborar com professores e alunos em outros laboratórios.

# 7 Columbia University

A principal meta do programa de Psicologia da Columbia é fazer com que os alunos adquiram uma base sólida intelectual na ciência psicológica. A ideia é que os estudantes sejam capazes de identificar, descrever e contrastar os fundamentos históricos, as principais abordagens teóricas, a gama de questões abordadas, os métodos de pesquisa utilizados e os principais resultados da pesquisa na disciplina.

O foco do programa de pós-graduação, por sua vez, é o treinamento de Ph.D. nas áreas de neurociência comportamental, percepção, cognição e psicologia da personalidade social. Os alunos iniciam suas próprias pesquisas a partir do primeiro ano e são incentivados a fazer um trabalho inovador e original ao longo de sua carreira de pós-graduação. Dentro da comunidade de professores, os estudantes exploram e adaptam seus interesses em consulta com os orientadores apropriados do corpo docente, criando seus próprios ambientes de aprendizado.

# 8 Universidade de Michigan-Ann Arbor

Oitava colocada na lista de melhores instituições de ensino superior para formar psicólogos, a Universidade de Michigan-Ann Arbor tem como objetivo geral do Departamento de Psicologia fornecer ampla experiência em abordagens metodológicas usadas no estudo do comportamento humano. Os alunos obtêm treinamento em pesquisa e adquirem experiência em uma ampla variedade de ambientes comunitários, sendo estimulados a interagir com pessoas de idades diferentes sobre os conhecimentos adquiridos no campo. Algumas das questões-chave são: de que forma os indivíduos diferem uns dos outros? Como a personalidade se desenvolve desde a infância até a maturidade?

É possível se graduar em Psicologia (de maneira geral) ou em Biopsicologia, Cognição e Neurociência (BCN).

Os alunos notáveis da graduação são convidados por um mentor para se inscrever no Programa de Mestrado Acelerado da Universidade de Michigan-Ann Arbor e são incentivados a fazer pesquisas independentes completas durante o último ano. 

Para conferir o ranking completo de melhores universidades para estudar psicologia, basta acessar o site do QS Ranking.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados