InícioOutrosComo saber se você foi bem no SAT

Como saber se você foi bem no SAT

Ana Moraes - 01/09/2023
Comentários:

O SAT (Scholastic Assessment Test) é um dos principais exames utilizados para ingressar em universidades dos EUA e Canadá. Administrado pelo College Board, o teste é aplicado em escala nacional e é uma espécie de ENEM. Isso porque ele funciona como um exame unificado, aceito em todas as instituições e tornando-se parte do processo de admissão. A seguir, saiba mais sobre a nota do SAT e descubra se você saiu bem.

Cálculo da nota da prova

Cada seção da prova conta entre 200 e 800 pontos. O seu resultado final na prova pode variar entre 400 e 1.600 pontos. A pontuação total é a soma das pontuações de duas seções: Evidence-Based Reading e Writing, e Math (Leitura e Escrita Baseada em Evidências e Matemática).

A pontuação de Leitura e Escrita Baseada em Evidências é composta pelo Teste de Leitura e pelo Teste de Escrita e Linguagem, e cada um desses testes tem o mesmo peso para a pontuação da seção. A pontuação da seção Matemática é composta apenas pelo Teste de Matemática.

Leia também: Saiba tudo sobre as mudanças no SAT em 2023

As pontuações das seções são baseadas na sua pontuação bruta em cada seção, que é o número de perguntas que você acertou. A pontuação bruta é convertida para uma pontuação escalonada entre 200 e 800. Este processo leva em consideração o fato de que diferentes versões do SAT são ligeiramente mais fáceis ou mais difíceis.

Minha nota do SAT foi boa?

Avaliar se um candidato foi “bem” ou “mal” nessa prova depende muito das universidades em que ele pretende se candidatar. Assim como no ENEM, não existe “não passar” nesse exame, o que existe é ir mal e tirar uma nota baixa, o que pode atrapalhar a sua candidatura.

Abaixo, listamos as notas médias do SAT de candidatos aprovados em algumas das melhores universidades do mundo. É importante sempre lembrar que o processo de admissão é holístico, e você terá várias outras formas de mostrar o seu potencial e quem você é em seu application. E as notas abaixo representam uma média: você ainda tem chances mesmo que fique abaixo delas! Confira:

  • Harvard: 730 a 790 no Reading and Writing, 730 a 800 em Mathematics;
  • MIT: 720 a 770 no Reading and Writing, 770 a 800 em Mathematics;
  • Stanford: 690 a 770 no Reading and Writing, 700 a 770 em Mathematics;
  • Caltech: 750 a 790 no Reading and Writing, 780 a 800 em Mathematics;
  • University of Chicago: 730 a 780 no Reading and Writing, 750 a 800 em Mathematics

Leia também: SAT será digital e com menos tempo de prova a partir de 2023: o que muda e como se preparar?

Obter uma pontuação acima de 1500 é excelente – e esperado para as top schools. No entanto, Estados Unidos e Canadá têm universidades que aceitam pontuações na faixa de 1000 a 1200. Em 2022, a pontuação média foi 1050 (529 em Evidence-Based Reading e Writing e 521 em Math).

Algumas boas universidades que costumam aceitar notas na faixa dos 1400 incluem:

  • UCLA;
  • UC Berkeley;
  • University of Florida;
  • University of Michigan-Ann Arbor;
  • The University of Texas at Austin;
  • Boston University;
  • New York University.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados