//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararSAT será digital e com menos tempo de prova a partir de...

SAT será digital e com menos tempo de prova a partir de 2023: o que muda e como se preparar?

Mariane Roccelo - 01/02/2022
Comentários:

Após um 2021 com muitas mudanças nos processos de admissão em universidades estadunidenses, 2022 já começou agitado. O SAT, ou Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar), um dos principais testes de admissão dos EUA, anunciou que será totalmente digital e mais curto a partir de 2024 – a prova passará a ter a duração de 2h, ao invés de as 3h atuais.

No anúncio da mudança, a vice-presidente do setor de avaliações para faculdades da College Board, instituição responsável pelo SAT, Priscilla Rodriguez, explicou que “a prova não será apenas uma versão digital do atual teste”, mas sim uma versão mais “flexível”, “fácil de ser feita”, “segura” e “relevante”.

Leia também: As melhores bolsas com inscrições abertas

De acordo com Rodriguez, o novo modelo já foi realizado de forma piloto com alguns alunos, tanto nos Estados Unidos quanto em centros de aplicação internacionais, para “escutar o que acharam das mudanças”. As respostas dos estudantes foram majoritariamente positivas.

Críticas sobre o modelo atual

A mudança ocorre após uma crescente pressão sobre o SAT tradicional, acusado de ter um modelo de prova parcial que trata com preconceito estudantes de origem familiar pobre, além das comunidades negras e hispânicas dos EUA. As críticas afirmam que esses alunos têm menos acesso aos cursos preparatórios para o exame, muitas vezes devido à falta de tempo e recursos financeiros, impedindo que tenham o mesmo desempenho dos alunos que podem pagar a preparação.

Para somar a essas críticas, o teste atual também tem sido acusado de gerar pressão excessiva sobre os estudantes, questão que se agravou com os impactos da pandemia de COVID-19 para a educação. Com as mudanças e a intenção de se tornar mais acessível, a previsão é que mais estudantes realizem as edições do SAT nos próximos anos.

O que muda

A partir de 2023, os exames serão aplicados primeiro internacionalmente, em março de 2023. Nos Estados Unidos, a primeira versão online será aplicada somente em março de 2024. Além disso, todos os PSAT, uma espécie de treinamento para a prova oficial, serão administrados digitalmente a partir do início do próximo ano.

Os alunos realizarão os exames em notebooks ou tablets nos quais, de acordo com o College Board, “eles já realizam grande parte do aprendizado”, e poderão escolher fazer a prova em dispositivos próprios ou cedidos pelas escolas e centros de aplicação. No anúncio, Rodriguez afirma que possíveis instabilidades de conexão ou falha nos equipamentos não afetarão a realização das provas, que poderão ser reacessadas mesmo após a interrupção imprevista.

SAT, ACT e APs Exams: conheça os exames e entenda as mudanças

O novo modelo terá a duração de 2h, 1h a menos do que o atual. Além disso, “as questões de leitura serão menores enquanto as de matemática serão menos prolíxas”, explica Rodriguez. Os estudantes também poderão usar calculadoras em toda a sessão de matemática e os resultados serão enviados dias após a realização do exame. Atualmente, as notas são emitidas semanas após a feitura.

O que não muda

De acordo com o College Board, o exame continuará tendo como foco medir os conhecimentos e habilidades que os estudantes aprenderam durante o Ensino Médio. As notas continuarão sendo dadas na escala de 1.600 pontos e os estudantes poderão continuar realizando o teste nas escolas ou em centro de aplicação, não será obrigatório realizá-lo em casa. As provas também continuarão a ser utilizadas na hora de pedir bolsas de estudo nas universidades do país.

SAT, ACT e APs Exams: conheça os exames e entenda as diferenças

O SAT é um dos principais exames utilizados para ingressar nos cursos de ensino superior dos EUA. Até junho de 2021, esta prova se subdividia em duas categorias: o SAT I e SAT Subjects, entretanto, somente a primeira seguirá existindo nos próximos anos.

O SAT Subjects deixou de existir em junho de 2021. Devido a estas mudanças em 2021, outras provas que cobram conhecimentos específicos tendem a ganhar mais espaço, como Advanced Placement Exams, ou AP. Leia mais sobre o que mudou em 2021 neste link (disponível aqui).

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados