//username of moderater
Fundação Estudar
InícioMundoMorar nos arredores da cidade: uma forma de baratear o custo de...

Morar nos arredores da cidade: uma forma de baratear o custo de vida para estudantes

Marcela Marcos - 08/11/2023
Comentários:

Uma das principais preocupações de quem planeja estudar fora é como baratear o custo de vida durante o período de estudos. Isso porque, em geral, as grandes universidades se situam nas capitais dos países, ou em regiões específicas onde os gastos podem ser elevados, sobretudo com moradia.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Uma das formas de baratear os custos é optar por morar nos arredores, em cidades ou vilas vizinhas que têm fácil acesso para a capital. Para este post, selecionamos alguns municípios considerados os mais caros nos EUA, Inglaterra, Irlanda e Canadá e que também estão entre os mais caros do mundo. Confira as dicas de locais próximos para morar, pagando menos!

Opções de cidades próximas a Nova York

Nova York é a maior cidade dos Estados Unidos e está entre as 30 maiores do globo, em termos de população. No ranking de 2022 dos municípios mais caros do mundo para se viver – feito pela empresa de mobilidade global ECA International –, a Big Apple (apelido pela qual é conhecida) ficou em segundo lugar. 

A cidade tem mais de 8 milhões de habitantes e, de acordo com o mesmo ranking, o litro do óleo de cozinha lá chega a custar quase 6 dólares. Sua instituição de ensino superior mais famosa é a New York University, uma das mais internacionais do mundo. Como opção para morar um pouco mais distante de NY está Jersey City.

O município vizinho se separa da megalópole pelo rio Hudson e é bastante procurado por quem busca opções mais baratas de moradia na comparação com a região ao lado. Jersey City está a 30 minutos de Nova York e tem entre outras vantagens o fato de ter uma vista privilegiada da cidade badalada e por ter sido onde morou Frank Sinatra.

Outra opção é morar na Filadélfia, que está a algumas horas de carro de NY. O principal ponto é que também se trata de uma localidade cosmopolita e com opções de moradia para todos os bolsos, desde apartamentos na região mais central até casas de família mais afastadas. 

Opções charmosas perto de Londres

Com relação ao intercâmbio no Reino Unido, o grande destaque é a capital britânica, que costuma ficar em primeiro lugar no ranking da QS como a melhor cidade do mundo para estudantes. A escolha é motivada por fatores como ampla rede de transporte, diversidade de programas culturais e elevado padrão de vida. Entretanto, os benefícios têm seu preço.

A “terra da Rainha” é, também, uma das cidades mais caras para se viver. De acordo com o site Numbeo, o aluguel mensal de um apartamento de um quarto na região central sai por 1.936 libras esterlinas (o equivalente a R$ 11.132 na cotação atual).

Uma opção interessante para baratear principalmente este custo é morar em Canterbury, uma pequena cidade medieval que foi escolhida como patrimônio da Unesco. Por lá, as construções antigas se misturam com lojas de artigos variados – e um ponto positivo para estudantes, além dos custos mais baixos (em torno de 114%) dos alugueis em relação à capital, é que o município é praticamente universitário. Canterbury está a uma hora de trem de Londres. 

Bath é outra cidade próxima – na mesma distância de Canterbury – e reconhecida como patrimônio mundial da Unesco. Trata-se de uma região de águas termais no interior da Inglaterra. O nome do município significa “banho” na tradução em português, pelo fato de que os romanos construíam “casas de banho” por lá. Pela mesma razão, a charmosa Bath é considerada uma cidade SPA. Os alugueis por lá são 37% mais em conta, conforme a comparação feita pelo Numbeo.

Além de Dublin: conheça o interior da Irlanda 

Dublin é a capital e a maior cidade da Irlanda. Quem deseja fazer intercâmbio por lá normalmente tem interesse por estudar na Trinity College Dublin, a universidade irlandesa com melhor colocação nos principais rankings internacionais.

Porém, apesar de todas as vantagens de viver em uma grande cidade (incluindo mais chances de colocação profissional), morar em Dublin custa caro. O valor mensal de um apartamento de um quarto na região central, alugado, é de 1.919 euros. 

Quem busca um lugar tranquilo, não muito distante e comparativamente bem mais barato (140%) em termos de moradia pode gostar de Belfast, a capital da Irlanda do Norte. O município pequeno, envolto em montanhas, tem ares de interior e é considerado seguro, além de acolhedor.

Outra opção para baratear o curso de vida é morar no condado de Limerick, a quarta maior cidade da Irlanda, que tem importância histórica. Muitas batalhas dos vikings, por exemplo, ocorreram lá! Estar em Limerick significa ter a oportunidade de um contato mais intenso com a cultura irlandesa “raiz”, digamos assim. 

Baratear o custo de vida para estudar em Toronto

Quando o assunto é o intercâmbio no Canadá, Toronto se destaca por ter um estilo semelhante ao de São Paulo, sendo uma cidade com 2,8 milhões de habitantes e voltada para os negócios. 

Apesar da excelente qualidade de vida e de estar preparada em vários aspectos em termos de infraestrutura (inclusive para o frio intenso), Toronto normalmente desponta como a cidade mais cara do Canadá para se viver – segundo o ranking da Mercer.

Por esse motivo, selecionamos duas opções de municípios próximos que compensam a conta. A primeira delas é a simpática Hamilton, que fica na província de Ontário, a 65 km de Toronto e praticamente à mesma distância das famosas Cataratas do Niágara. É uma das 10 maiores cidades do Canadá e um dos fatores que a tornam conhecida é que tem imensa quantidade de cachoeiras, além de ser um polo industrial do país (principalmente na indústria siderúrgica).

A segunda opção é Kleinburg, uma vila histórica e montanhosa a apenas 40 quilômetros distante de Toronto. A localidade é repleta de galerias de arte (berço da McMichael Canadian Art), bons restaurantes e cafés. 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados