InícioPreparaçãoCusto de vida em outros países: 5 ferramentas para te ajudar a...

Custo de vida em outros países: 5 ferramentas para te ajudar a se programar

Gustavo Sumares - 26/05/0203
Comentários:

Uma grande dúvida que muitas pessoas têm sobre estudar fora é como saber se a sua renda será suficiente para ter uma boa qualidade de vida no país de destino. Felizmente, há diversas ferramentas que ajudam descobrir o custo de vida em outros países, independente de onde você esteja e para onde você está indo. E, a seguir, vamos listar algumas das mais informativas.

5 recursos para estimar o custo de vida em outros países

Expatisan

O Expatisan é um site que nós do Estudar Fora já usamos para estimar o valor de algumas bolsas de estudo. Trata-se de uma plataforma na qual qualquer pessoa pode informar o preço de diversos produtos na cidade onde vive. Com base nesses dados dos usuários, o site expõe o custo de vida médio em milhares de cidades pelo mundo, e permite comparar o preço de diversos itens da sua cidade com os preços da cidade onde você pretende estudar.

É possível organizar esses dados para comparar os custos de vida nos dois lugares, e o site oferece uma estimativa de quanto a mais (ou a menos) você gastará em cada destino. Também é possível comparar países, de maneira mais geral. Como o site é voltado para expatriados, ele também oferece listas de escolas internacionais e suas mensalidades, para profissionais com filhos que estejam indo morar em outro país.

Numbeo

Assim como o Expatisan, o Numbeo é uma plataforma colaborativa que ajuda a dar uma ideia do custo de vida em outros países. Os dois sites têm o mesmo recurso que permite que você insira a cidade onde vive, informe a cidade onde vai morar, e veja um comparativo de preços de diversos itens comuns no dia a dia nas duas cidades.

Outros recursos que ele oferece são listas de cidades e países com maior (e menor custo de vida), listas comparativas de preços de imóveis e qualidade de vida, e até calculadoras de preço de gasolina. O site tem também uma versão em português, mas nem todos os recursos estão traduzidos por enquanto.

Quanto Custa Viajar

Para quem pensa em passar menos tempo fora, a calculadora do Quanto Custa Viajar pode ser uma boa opção. Ela permite que você informe as datas em que pretende ir e voltar e se prefere ficar em hotel ou albergue. Com base nesses dados, ela dá algumas estimativas de quanto a viagem vai custar.

POr outro lado, ela também pode ajudar como uma espécie de guia turístico. É possível ver opções de passeios em diversos destinos populares, já com os preços das entradas. Isso ajuda bastante quem está programando uma viagem de caráter mais turístico e já quer ter uma ideia do quanto vai gastar com essas visitas.

Leia também: Foi aprovado? Confira 5 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas 

World Data Cost of Living Index

Diferente das outras ferramentas interativas, o índice global de custo de vida do WorldData.info é uma lista mais fixa. Mas ela é organizada de uma maneira bem interessante que pode ser bem informativa para quem vai estudar em outro lugar e não sabe se a sua renda será suficiente.

Cada país na lista tem uma nota atribuída: os EUA tem nota 100, e uma nota de 110, por exemplo, indica que o custo de vida no país é 10% maior que nos EUA. Se a nota for 90, indica um custo de vida 10% menor que no país norte-americano. Mas além disso, o site lista também a renda mensal média, e atribui uma nota ao poder de compra. Com isso ela dá uma boa ideia de como será a qualidade de vida de alguém que vive naquele país ganhando a renda média.

Planilha do Estudar Fora

Para te ajudar a planejar os custos da sua experiência no exterior, criamos também uma planilha de planejamento que você pode baixar de graça por meio deste link. Usando as outras ferramentas que listamos aqui, você consegue estimar as despesas que terá durante seu período lá fora e chegar a uma ideia de quanto vai gastar.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados